|
Mostre que a sua Biblioteca ou Arquivo fazem diferença!
Com o objetivo de garantir que as bibliotecas e o acesso à informação são referidos nos Planos de Desenvolvimento Nacionais enquanto meio para o cumprimento dos ODS, a BAD tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas.
Nas sessões que realizará em Lisboa e Braga, pretende-se sensibilizar os profissionais da área BAD para a importância da Agenda 2030 e da sua relação com a ação das bibliotecas e arquivos, procurando evidenciar o seu contributo através do acesso a informação livre, atualizada e relevante.
Esta ação será constituída por uma primeira parte de natureza mais teórica e uma segunda parte de natureza aplicacional. Na segunda, os participantes serão chamados a contribuir com testemunhos e histórias que possam ser alinhados com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
Seria desejável que no final desta sessão, estivessem identificados e documentados um conjunto de projetos que evidenciem o trabalho que as bibliotecas e os arquivos estão a realizar no âmbito da Agenda 2030.
Estes contributos, bem como os demais que posteriormente venham a ser acolhidos, poderão ser objeto de tratamento tendo em vista:
1. Disponibilização num site dedicado à Agenda 2030, que a BAD está a preparar, que tem como objetivo dar visibilidade à atuação dos serviços de informação e documentação, informar a comunidade de profissionais e a sociedade em geral, bem como os decisores e legisladores como as bibliotecas e os arquivos já estão a trabalhar através dos seus programas, produtos e serviços para a Agenda 2030 da ONU em Portugal, 2. Envio desta informação para a IFLA para integrar a recolha que está a ser efetuada a nível mundial, garantindo a promoção internacional da ação portuguesa. 3. Candidatura ao Prémio BAD "Bibliotecas portuguesas para a Agenda 2030", em que se pretende reconhecer e valorizar publicamente o papel impulsionador das bibliotecas portuguesas enquanto estruturas fundamentais de acesso ao conhecimento e à informação e como tal, essenciais para o cumprimento nacional para a Agenda 2030 em Portugal.
Assim, solicita-se que os participantes nestas sessões preparem previamente os elementos que deverão utilizar durante a componente prática, de modo a que se possa dar corpo ao preenchimento do questionário “Bibliotecas, Arquivos e o Desenvolvimento Sustentável: Exemplos de como podem contribuir para a Agenda 2030 das Nações Unidas”
Podem integrar este grupo de contributos: atividades correntes, projetos intervenções especificas. Sugere-se que consultem o seguinte link e folheto onde poderão ter acesso à exemplificação deste tipo de iniciativa Porque a Agenda 2030 traz novos desafios, contamos consigo!
|
|