A BAD tem vindo a tomar conhecimento de diversos procedimentos concursais, para contratação relativa a postos de trabalho na área de bibliotecas e arquivos, que verifica não corresponderem aos requisitos necessários para garantir que o trabalho nessas áreas continue a ser desenvolvido pelos profissionais que detém as habilitações adequadas a estes postos de trabalho especializados.
A BAD produziu um conjunto de documentos que foram amplamente divulgados, com o objectivo de que, face à legislação em vigor sobre carreiras e vínculos na administração pública, as organizações pudessem utilizar os referidos documentos na abertura dos respectivos procedimentos concursais (ver http://www.apbad.pt/BolsadeEmprego/bolsa.htm).
No sentido de complementar este trabalho informativo, pedagógico e preventivo, a BAD tem desenvolvido um outro que tem visado individualmente as entidades que tem aberto procedimentos concursais que não respeitam a especificidade do posto de trabalho ou o principio de igualdade de acesso por parte dos profissionais com diversos tipos de habilitações (licenciatura, pós-graduação, mestrado). Neste âmbito, a BAD tem enviado cartas a essas entidades, manifestando a posição desfavorável da BAD sobre o não respeito pelos factores apontados e solicitando a rectificação do procedimento concursal.