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© Sara Ribeiro

Fátima Farrica

A Fundação Serrão Martins iniciou em Novembro de 2013 o projecto intitulado Salvaguarda de um Património Documental Mineiro: o arquivo da empresa concessionária da Mina de São Domingos, da autoria da historiadora e arquivista Fátima Farrica (membro do CIDEHUS-Universidade de Évora) e que está a ser executado por Sara Ribeiro (funcionária da Fundação Serrão Martins) com a coordenação da autora.

Este projecto visa contribuir para a preservação do conjunto documental produzido e acumulado pela empresa Mason and Barry, concessionária da mina, ao longo do período da sua laboração. Pretende-se ainda a divulgação deste acervo e facilitar o acesso da comunidade científica à informação nele contida.

O fundo documental, que se encontra na aldeia da Mina de São Domingos à guarda da Fundação Serrão Martins, é composto por livros e avulsos, produzidos e acumulados entre os meados do século XIX e a segunda metade do século XX e a informação que contem torna o conjunto documental num património móvel de valor histórico, cultural e identitário assinalável.

Até ao momento este património documental era desconhecido de grande parte dos investigadores e permanecia pouco acessível. Tal facto prendia-se directamente com a ausência de uma organização coerente e com a inexistência de instrumentos de descrição e pesquisa adequados e de uso prático. É esta situação que se pretende reverter, num importante acervo empresarial, fundamental para o conhecimento da história industrial da época contemporânea.

Como arquivo empresarial mineiro, o seu conteúdo informativo não serve apenas ao estudo da história industrial e económica da região, mas também da história social e cultural e para estudos de áreas como a sociologia, a antropologia, a etnologia, a demografia ou outras. Fornece também suporte informativo para projectos de âmbito patrimonial e museológico. Note-se ainda que, juntamente com outras intervenções do género, em acervos semelhantes, de outras regiões do país, serão possíveis estudos comparativos e mais fundamentados, não só de âmbito nacional, mas também internacional.

Com o projecto, providencia-se, por um lado, a organização e a inventariação do acervo, com o que isso contribui para a sua segurança, obviando às situações de extravio; por outro, fornece-se a possibilidade de uma pesquisa mais fácil e rápida por parte do investigador. No que toca à inventariação esta será feita em base de dados disponível on-line, fazendo uso das potencialidades das novas tecnologias. Neste aspecto em particular será utilizada uma base de dados desenvolvida no CIDEHUS-Universidade de Évora e designada FUNDIS (Fundos Documentais de Instituições do Sul).

Esta ferramenta, disponível em http://fundis.cidehus.uevora.pt/, permite a descrição de fundos documentais de qualquer instituição com o nível de profundidade que se pretender. Potencia a centralização da informação documental no mesmo repositório e que esta seja descrita com critérios uniformes. Desta forma, possibilita-se uma pesquisa fácil, rápida e em livre acesso a partir de qualquer terminal de computador. Neste momento esta base de dados conta já com milhares de registos referentes a documentação de diversas instituições do Sul e que se encontra depositada em vários arquivos e bibliotecas. De notar, que este será o primeiro arquivo empresarial a integrar a base de dados FUNDIS.

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© Sara Ribeiro
Providenciam-se, também, condições de acondicionamento e preservação adequados à documentação que ficará protegida por caixas de cartão acid free e depositada em estantes metálicas, para uma melhor e mais protectora arrumação, bem como a promoção de condições de luz, humidade e temperatura adequadas.

 

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