nos restauradoresA liberdade de acesso à informação e o respeito pela diversidade de opiniões são valores e princípios fundadores das sociedades democráticas e são a base e a essência, os princípios e os fins das profissões da informação.

Assim sendo, os profissionais da informação e documentação portugueses, nomeadamente os bibliotecários, os arquivistas e os gestores da informação, não podem deixar de sentir como suas as perdas e as dores dos familiares e dos colegas dos jornalistas franceses barbaramente assassinados a 7 de janeiro, enquanto trabalhavam.

A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, enquanto representante dos profissionais de informação e documentação portugueses, manifesta publicamente a sua mais veemente condenação dos assassinatos perpetrados na capital francesa, e considera-os perigosos atentados à democracia, à tolerância e ao respeito pela convivência pacífica entre modos diversos de ser e de pensar.

A BAD apela a todos os profissionais para que se manifestem ativamente em defesa da liberdade de expressão de ideias e pensamentos e contra todas as atitudes e ações que de algum modo a coloquem em perigo. Concretamente, a BAD insta os profissionais a repudiarem veementemente os assassínios de Paris e a denunciarem os preconceitos que lhes subjazem. A BAD sugere que para este fim os profissionais façam uso dos seus meios de comunicação habituais, nomeadamente as redes sociais e que participem enquanto cidadãos e profissionais em todos os eventos públicos que se enquadrem nestes princípios.

Similar Posts