No passado dia 6 de março, o Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior (GT-BES) da BAD promoveu mais uma edição do ciclo de conversas em formato de reuniões abertas “Bibliotecas como Hubs Confiáveis”. Esta iniciativa, que ocorre a cada estação do ano, visa fomentar a partilha de boas práticas e a reflexão sobre desafios e oportunidades que as bibliotecas das Instituições de Ensino Superior enfrentam. A conversa de inverno contou com a participação de 108 profissionais e teve como tema central “Bibliotecas atuantes no ensino e aprendizagem: coleções, ligação aos sistemas de ensino, recursos educacionais abertos e serviços editoriais”. As apresentações e os resultados do Menti utilizado na abertura e discussão da conversa estão já disponíveis no site do evento.

Convervas de Inverno 2025

O encontro iniciou-se com um momento interativo para uma primeira abordagem ao tema em discussão, seguido da apresentação de diversas experiências institucionais. Madalena Carvalho, da Universidade Aberta (UAb), abordou a disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA), destacando a sua importância estratégica e os desafios na sua integração nos repositórios institucionais. Foi evidenciado que grande parte dos recursos do repositório da UAb são REA, com elevado impacto na comunidade lusófona, e que a instituição participa num projeto financiado pela UNESCO para expandir esta iniciativa a outros países de língua portuguesa.

Luís Miguel Costa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), partilhou o modelo de gestão da bibliografia das unidades curriculares no sistema de informação adotado pela Universidade, que permite um cruzamento eficiente entre fichas de disciplina e o catálogo da biblioteca. O processo, sistematizado desde 2015, enfrenta desafios na atualização das bibliografias e na gestão de documentos esgotados ou produzidos internamente pelos docentes.

Por fim, Daniel Gonçalves, da Nova School of Business and Economics, demonstrou a implementação recente do sistema de gestão integrada FOLIO, adotado em 2024, com o objetivo de centralizar a bibliografia recomendada. Este sistema permite uma organização mais eficiente dos recursos, facilitando a ligação entre os docentes e os materiais bibliográficos essenciais para cada disciplina. Com funcionalidades avançadas, o FOLIO melhora a gestão e visibilidade da bibliografia recomendada, possibilitando ainda a obtenção de estatísticas detalhadas sobre o uso dos recursos. Além disso, a integração com ferramentas de visualização de dados proporciona uma análise mais refinada da informação, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas nas bibliotecas universitárias.

A discussão final abordou temas como o papel da inteligência artificial na inovação pedagógica e a necessidade de fortalecer as comunidades colaborativas na criação e disseminação de REA. Foi também sublinhada a importância de integrar estas temáticas nas estratégias institucionais, reforçando a colaboração entre bibliotecas e docentes para melhor apoiar o ensino e aprendizagem no ensino superior. Para além disso, torna-se essencial que as bibliotecas universitárias desenvolvam mecanismos mais ágeis de atualização e validação das bibliografias recomendadas, garantindo a qualidade e pertinência dos recursos disponibilizados. Também a importância de facilitação de publicação de manuais foi levantada. A aposta em serviços editoriais, tecnologias emergentes e na automatização de processos poderá ser um caminho a seguir, mas o envolvimento ativo dos docentes e estudantes no desenho de soluções adaptadas às reais necessidades académicas é um fator relevante para o sucesso destas iniciativas.

Fique atento às novidades e próximos eventos do GT-BES!

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