APEnetO projeto APEnet, em que Portugal participa através da Direção-geral de Arquivos, atingiu o seu termo. A partir de 12 de Janeiro o portal europeu de arquivos entrou em funcionamento pleno constituindo assim um ponto de acesso privilegiado de acesso a informação custodiada nos arquivos europeus.

Para além da metainformação disponibilizada é possível aceder aos diferentes repositórios das instituições aderentes e aí visualizar, caso existam, representações digitais dos documentos. Este portal fornece ainda conteúdos à Europeana da qual é parceiro desde o início do projeto.

A 12 de Janeiro realizou-se, em Madrid, a reunião de encerramento do projeto APEnet, na qual se deu também o início de um novo projeto, denominado APEX, que visa continuar e reforçar o papel do Portal Europeu de Arquivos. O projeto APEX, que também conta com a participação portuguesa através da Direção-geral de Arquivos foi já aprovado para CE, no âmbito do CIP ICT PSP, iniciando-se os seus trabalhos imediatamente a seguir a 12 de Janeiro e prolongando-se durante os próximos 3 anos.

Similar Posts