img266A Biblioteca Nacional da Argentina organizou, neste ano 2013, o II Encuentro Nacional de Instituciones con Fondos Antiguos y Raros. O evento decorreu no passado mês de Abril, entre os dias 17 e 20, e inseriu-se num conjunto de outros sobre o mesmo tema que por toda a América Latina e Brasil se vêm organizando com vista à promoção dos fundos documentais de bibliotecas e instituições possuidoras de bens patrimoniais.

Os trabalhos abordaram temáticas vinculadas à conservação, segurança, processos de digitalização, projetos institucionais acerca do tratamento do livro antigo e raro, além da abordagem histórica das coleções e das próprias bibliotecas. Pretendeu-se assim fomentar a investigação bibliográfica e a formação acerca do livro antigo e raro, oferecendo capacitação gratuita e pública sobre o tema. O objetivo é favorecer o intercâmbio de experiências entre profissionais especializados nos diferentes âmbitos do património documental, divulgar procedimentos utilizados para a identificação, catalogação, conservação e restauro da obra antiga e rara e gerar um espaço de encontro e discussão entre instituições e pessoas relacionadas com o estudo e a guarda destes bens patrimoniais, de forma a possibilitar a divulgação e o interesse público pelo tema.

O evento teve o patrocínio da Embaixada de França, Embaixada de Portugal, Camões-Instituto de Cooperação e da Língua, Biblioteca Nacional do Brasil, e foi declarado de interesse pela Comissão Nacional Argentina de Cooperação com a Unesco. Contou com a colaboração de académicos e profissionais da Argentina, Peru, Chile, México, Brasil, França, Itália e Portugal, cujas comunicações ficarão indexadas ao programa on-line que se encontra no sítio da Biblioteca Nacional da Argentina.

O Instituto de Investigaciones Bibliográficas da Universidade Nacional Autónoma de México lançou a convocatória para a apresentação de propostas de comunicações para o Congreso Internacional Las Edades del Libro 2014, a realizar-se entre os dias 13 e 17 de Outubro de 2014.

O Congresso organiza-se de dois em dois anos e tem como objetivo reunir especialistas em diversos temas e áreas relacionados com o estudo da cultura escrita e impressa, o designe, a comunicação visual, a edição, a indústria editorial, a história, a literatura e as novas tecnologias, proporcionando assim espaços de intercâmbio e discussão académica científica, tecnológica e económica, que permitam avançar no desenvolvimento do conhecimento das diversas formas da escrita ao longo da História, desde a produção de códices, a tipografia, até ao livro electrónico.

O Congresso decorrerá no próprio Instituto de Investigaciones Bibliográficas da Universidade Nacional Autónoma de México, que é a instituição organizadora, juntamente com a Biblioteca Nacional de México, e a Hemeroteca Nacional de México.

homeHeaderTitleImage_es_ESA data limite para a recepção de resumos das comunicações é 14 de Fevereiro de 2014. As propostas serão examinadas por uma comissão internacional, e os resultados serão notificados a partir de 6 de Maio de 2014. Os requisitos das propostas e formas de inscrição, bem como outros desenvolvimentos sobre o tema do Congresso, podem ser consultados no sítio web do Congresso.

Leonor Antunes

Similar Posts