Postal Casa do Vinhal_FamalicãoEm antecipação do Dia Internacional dos Arquivos, o Município de Vila Nova de Famalicão, através do Arquivo Municipal Alberto Sampaio, comemora a efeméride no dia 6 de Junho, às 10:00 horas, com a cerimónia de assinatura do contrato de doação de parte do espólio da correspondência recebida da ilustre personalidade famalicense, José de Azevedo e Menezes (1849-1938) que a sua família decidiu oferecer à autarquia famalicense.

Refira-se que o fundo documental de José Azevedo e Menezes, um ilustre famalicense que ocupou os cargos de Provedor do Hospital S. João de Deus (1880-1881) e de Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (1896-1898),  será de grande importância para a história do concelho, extravasando a memória familiar. Para além de ser uma referência e um testemunho de informação sobre a história local, é sobretudo uma fonte de informação sobre diversas personalidades da vida política e cultural dos finais do século XIX e princípios do século XX. Os remetentes da correspondência são personalidades que se destacaram localmente e a nível nacional, como João Machado Pinheiro Correia de Melo (Visconde de Pindela), Bernardino Machado, Alberto Sampaio, José Sampaio, Sousa Fernandes, Álvaro Castelões, Júlio Brandão, Rocha Martins, Manuel Monteiro, José Leite de Vasconcelos, Jacinto Cândido, José Luciano de Castro, Jerónimo Pimentel, Raul Brandão, Trindade Coelho, Teófilo Braga, entre muitas outros.

Após a cerimónia de assinatura do contrato de doação terá lugar uma visita guiada à Casa do Vinhal, Na Rua Queirós Moreira em Vila Nova de Famalicão.

Para mais informações, visite o sítio na Internet: do Arquivo Municipal Alberto Sampaio

Similar Posts