desayuno

Realizou-se no passado dia 23 de novembro de 2021, o segundo dos Desayunos profesionales SEDIC.

Este evento online, foi promovido pela Sociedad Española de Documentación e Información Científica (SEDIC), dedicado ao tema De normas de museos a estándares BAM. Los estándares de información de museos se abren al resto del patrimonio cultural.

O mote, a apresentação do DOMINO (Documentando Museu Iberoamericano), um grupo de trabalho do Comité Internacional de Documentação do ICOM, pela Trilce Navarrete (Presidente do Grupo de Trabalho DOMINO e secretária da direção do CIDOC), deu lugar a uma reflexão sobre a documentação museológica e o uso de normas em Espanha e Portugal.

Para esta reflexão, o evento contou com a participação de Fernando Sarria (Museu de Huesca e Vice-Presidente da Associação Espanhola de Museologia) e Koré Escobar (responsável pelo Departamento de Programação do Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León e membro da direção do ICOM-Espanha) que nos apresentaram o estado da arte da documentação em museus em Espanha e refletiram sobre os perfis profissionais a ela associados. Alexandre Matos (Diretor de investigação e formação na Sistemas do Futuro e Professor Afiliado na FLUP e em representação do ICOM-Portugal), apresentou o ponto de situação da documentação em museus e o papel dos profissionais nos museus, em Portugal, e partilhou também a experiência do projeto MUSA relacionado com os perfis profissionais e as competências digitais em museus. Por último, Fernanda Ferreira (bibliotecária no Ecomuseu Municipal do Seixal e em representação do GT-SIM da BAD) apresentou o grupo de trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD e também os projetos que têm sido desenvolvidos desde a criação do grupo, em 2012 e os seus contributos para a gestão da informação nos museus.

O vídeo do encontro está já disponível no canal YouTube da SEDIC e apresentação pode ser descarregada aqui.

O Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM)

Similar Posts