A Agenda 2030 proposta em 2015 pelas Nações Unidas, em fase de implementação em bookletPortugal, é uma responsabilidade de todos.

Apelamos à intervenção de todos – administração central, autarquias, associações, organizações não-governamentais, empresas e sociedade civil – para a sua divulgação e o cumprimentos das suas metas. Assim, cabe a todas as entidades interessadas demonstrar a sua vontade de participação em torno da união de esforços para o cumprimento dos 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A referência às bibliotecas e ao acesso à informação, conseguida pela IFLA junto das Nações Unidas, contribuindo para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, permite dar às bibliotecas uma maior visibilidade sobre o seu trabalho e sobre o impacto que têm na população. É urgente atuar para garantir que as bibliotecas sejam referidas no Plano de Desenvolvimento Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para apoiar esta meta, a IFLA preparou um documento com exemplos e recomendações destinado aos decisores, demonstrando como as bibliotecas contribuem para a implementação dos ODS. Foi também elaborado um folheto com informação mais resumida.

leefletEste documento inclui referência a  relatos de muitas bibliotecas, em todo o mundo, que através de diversos projetos e iniciativas ajudam à implementação dos ODS. A IFLA agradece a todos os seus membros e parceiros que partilharam as suas histórias de sucesso, e convida todos os profissionais a seguirem estes exemplos, continuando a partilhar os seus casos de sucesso.

No website da IFLA estão disponíveis versões PDF dos 2 documentos em português que podem ser impressos e distribuídos!

A BAD, enquanto associação mais representativa dos profissionais e informação e documentação, já está em contacto com as entidades nacionais responsáveis pela Agenda 2030 e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional, com o objetivo de incluir uma referência oficial às bibliotecas enquanto facilitadoras da implementação dos ODS.

Similar Posts