Realiza-se no próximo dia 23 de Junho pelas 16h30 no Auditório do Camões – Instituto da
Cooperação e da Língua o 7.º Ciclo de Conferências e Debates (CC&D) subordinado ao tema “O e-mail e a gestão da informação nas organizações”.
À semelhança dos eventos anteriores, trata-se de um CC&D promovido pelo Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD).
O correio electrónico, vulgo e-mail, assume um papel cada vez mais relevante na comunicação dentro e fora das organizações, no entanto, nem sempre é entendido enquanto fonte de informação e gerido adequadamente. Nesse sentido, torna-se necessário reflectir sobre o papel do e-mail nas organizações, bem como quais os procedimentos que deverão ser observados quanto ao tratamento, de forma a assegurar o acesso ao seu conteúdo informativo de forma continuada.
Face a esta constatação, o GT-GDA identificou a necessidade de abordar esta temática que se assume um desafio de todas as organizações, quer sejam da esfera privada ou pública, mas que se considera ser transversal.
Neste sentido, foram convidados para abordar este tema, Ana Lúcia Terra, Professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Politécnico do Porto (ISCAP/IPP) no que concerne à componente teórica. Esta convidada tem-se dedicado ao estudo e investigação do correio electrónico e apresentado diversos trabalhos nesta área, tanto a nível nacional, como internacional.
Para a componente prática, foi convidado Nuno Serra, Manager da empresa Unipartner que também tem larga experiência nesta área.
A moderação do evento ficará a cargo de Rita Gago, Técnica Superior na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Os grandes objectivos deste evento são os seguintes:
– Contextualizar a integração e gestão de e-mails no âmbito da gestão da informação numa organização pública ou privada;
– Analisar comparativamente as orientações nacionais em termos de políticas de gestão do e-mail;
– Reflectir sobre a relação do e-mail com a sobrecarga informacional em contexto de trabalho;
– Conhecer as opções tecnológicas existentes quanto à gestão e salvaguarda da informação que circula via e-mail;
– Conhecer quais os procedimentos e metodologias de migração de arquivos de e-mail para a Cloud;
Apresentamos seguidamente uma breve biografia dos oradores e moderadora deste evento:
Biografia – Eng. Nuno Serra
Manager na Unipartner, liderando ofertas e programas de transformação digital, em especial nos setores público e financeiro. Especialista em gestão da informação, gestão de processos e arquitetura empresarial. Mentor em programas de inovação, empreendedorismo e comercialização de tecnologia. MBA, licenciado em engenharia informática e de computadores, certificado em gestão de projetos e em gestão de processos.”
Biografia – Professora Ana Lúcia Terra
Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, onde leciona desde 2002, nos cursos de 1º e 2º ciclo da área de Ciência da Informação. É coordenadora do Mestrado em Informação Empresarial, desde 2012. Foi coordenadora da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, entre 2009 e 2016. É docente na Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. É licenciada e mestre em História e doutorada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra. Fez o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Opção Arquivo e Opção Bibliotecas e Documentos, na mesma Universidade. É investigadora integrada do CIC.Digital, no pólo da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação abrangem as políticas de informação, o comportamento informacional e a gestão da informação. Nesta última área, tem textos publicados sobre auditorias de informação e a gestão do e-mail, em especial sobre políticas nacionais e institucionais de gestão do e-mail e sobre o e-mail overload. Apresentou comunicações e publicou artigos em vários países: Portugal, Croácia, Brasil, Bulgária, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, México e Turquia.
Biografia – Dra. Rita Gago
Concluiu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (1998) tendo, posteriormente, completado a Pós-graduação em Ciências Documentais nas variantes de Arquivo (2000) e de Documentação e Biblioteca (2001). Trabalhou no Arquivo do Instituto Histórico da Educação (2000), tendo seguidamente integrado a Divisão de Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Educação (2002). Ingressou na Divisão de Gestão de Arquivos do Município de Lisboa (2004) onde fez parte do Grupo de Trabalho de Arquivos Correntes e do Grupo de Trabalho de Preservação Digital. Iniciou funções no Município de Oeiras (2011), tendo coordenado o Arquivo Municipal entre 2015 e 2016. Atualmente desempenha funções de Técnica Superior na Divisão de Normalização e Apoio à Administração da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Tem participado, nos últimos anos, em projectos ligados às áreas da classificação e da gestão de documentos de arquivo, designadamente no GT de Gestão Documental, no âmbito da Rede TIC da AMA e no GT MEF/Autarquias (Plano de Classificação de Informação para a Administração Local e Projeto ASIA).
Poderá realizar aqui a sua inscrição.
Contamos consigo para participar e divulgar o # 7 Ciclo de Conferências e Debates!
Este evento conta ainda com o patrocínio da empresa.
O apoio institucional à realização do evento é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.