IMG 0756

No passado dia 4 de maio, na Casa da Cultura da Ponte da Barca decorreram as IIª Jornadas de Gestão de Informação: Interação entre Arquivista e Informáticos, subordinado ao tema Bits e bytes: Moreq, proteção de dados e afins…”.

Nesta iniciativa, o Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais (GTAM) da BAD propôs-se dar continuidade ao esforço de articulação entre os profissionais que, em diversos domínios, têm responsabilidades na gestão da informação das suas autarquias.

Assumindo a necessidade de refletir sobre os requisitos para a gestão da informação, apresentados em diversos referenciais, e numa altura em que se encaram os desafios do digital nas organizações, as jornadas promoveram a discussão em torno do MoReq – Modelo de Requisitos para a gestão de arquivos eletrónicos e da Lista Consolidada para a classificação e avaliação da informação pública, como instrumentos facilitadores da aplicação do RGPD.

31945879 1948832005189641 53043524710432768 n

Contando com uma adesão que superou as expectativas, as jornadas tiveram a participação de especialistas provenientes da Universidade do Minho (José Carlos Ramalho), da DGLAB (Pedro Penteado), da BAD (Alexandra Lourenço), da CM de Sines (Sandra Patrício), da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (Carlos Diogo), da CM de Ponte da Barca (Vereador José Alfredo Pereira Bastos de Oliveira) e de Pedro Pereira (Consultor) num debate subordinado ao tema Moreq, ASIA e Proteção de dados: os vértices de um triângulo na gestão da informação. Este debate, moderado pelo Professor Armando Malheiro, da Universidade do Porto, suscitou grande interesse e foi muito participado, evidenciando a diversidade de perspetivas sobre os temas discutidos e provando a necessidade de partilha de saberes.

Os temas discutidos ainda suscitam muitas dúvidas pelo que o diálogo entre especialistas de diferentes áreas é fundamental. Com esta consciência, o GTAM propõe-se dar continuidade a esta linha de trabalho.

Similar Posts