Procurando consolidar novas formas de partilha, comunicação e reflexão entre os membros do grupo, o GT-SIM promoveu a 2 de fevereiro de 2019 a primeira de um conjunto de reuniões técnicas a realizar durante o ano de 2019, no Museu Municipal Leonel Trindade em Torres Vedras.

A realização destas reuniões tem como objetivo discutir e refletir sobre os trabalhos em curso pelos membros deste grupo de trabalho da BAD e também proporcionar a todos uma visita a um museu e abordar questões relacionadas com a documentação e a gestão de informação nas instituições de memória.

Neste sábado, o programa contou com uma visita à exposição temporária do Museu Municipal Histórias do Zambujal: 50 anos de trabalhos do Instituto Arqueológico Alemão, acompanhada pela investigadora Patrícia Jordão, e ainda aos restantes espaços expositivos e ao Centro de Documentação.

Na parte da tarde, e após o almoço convívio, discutiram-se os projetos e iniciativas a desenvolver em 2019 em torno da temática da gestão da informação em museus.

A reunião contou ainda com uma primeira introdução ao tema da preservação digital, um dos assuntos em foco neste novo ciclo de trabalhos do GT-SIM.

thumbnail BeFunky collage

Como poderemos contribuir para um melhor desempenho profissional? Que novas iniciativas ou projetos poderemos desenvolver em prol da gestão da informação nos museus? Que temas devemos debater e refletir? A realização destes momentos de reflexão proporcionam excelentes oportunidades para os membros do grupo e outros interessados participarem ativamente na vida do GT-SIM.

No 2º e 3º trimestre de 2019 terão lugar outras reuniões que serão oportunamente divulgadas!

Agradecemos o apoio do Município de Torres Vedras e o acolhimento no Museu Municipal Leonel Trindade pelo membro do GT-SIM, Teresa Corça!

Esperamos por todos nas próximas reuniões! Pois ninguém sabe mais que nós todos juntos!

Similar Posts