Cultura em Luta

Com o objetivo de conciliar esforços, promover sinergias e dar mais voz aos bibliotecários, arquivistas, profissionais da informação e documentação, a BAD integra desde 2015 a plataforma Cultura em Luta, fazendo parte da sua coordenação.

Esta plataforma é constituída por entidades das diversas áreas da atividade cultural, associações representativas, sindicatos, estruturas de produção, nas áreas da criação e produção artística, da conservação e gestão do património histórico e arqueológico, do associativismo cultural, da defesa dos direitos dos trabalhadores da cultura.

A BAD tem desenvolvido continuamente uma ação em defesa dos profissionais da informação e documentação e do serviço que prestam.

Recentemente reuniu com os grupos parlamentares e com as entidades públicas executoras da politica de emprego e formação profissional – as solicitações para reunir com os responsáveis governamentais não tiveram acolhimento -, fazendo advocacia pelas causas deste setor, a BAD transmitiu as preocupações dos profissionais, as lacunas que existem nesta área, mas também as nossas exigências.

Paralelamente, a BAD tem exercido, de forma empenhada, uma cidadania ativa e efetuado um percurso de pressão política integrada na plataforma Cultura em Luta.

Esta semana teremos novos momentos de interação:

No dia 10 de dezembro estão marcadas ações de rua para Lisboa – Largo de S. Carlos (18h),Porto – Praça General Humberto Delgado (18h), Bragança – Praça da Sé de Bragança (11h – 17h), antecipando a apresentação do Orçamento de Estado de 2020 e solicitando 1% para a cultura já neste orçamento.

No dia 11 de dezembro está marcada a audição com a Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação.

A defesa das nossas causas parte de nós. Juntos fazemos a diferença!

Participa nos atos públicos de 10 de dezembro!

Similar Posts