Durante a XXII Reunião do Conselho Intergovernamental do IBERARCHIVOS, que decorreu em Sevilha nos dias 18 e 19 de fevereiro passado, Silvestre de Almeida Lacerda, Diretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, foi nomeado o novo presidente do Conselho Intergovernamental do IBERARCHIVOS.
Para além das Autoridades Nacionais de Arquivos participaram dos países aderentes ao Programa, também estiveram presentes representantes da Secretaria Geral Ibero-Americana da SEGIB, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento AECID e da Organização dos Estados Ibero-Americanos OEI e o Secretário Técnico do IBERARCHIVOS.
Os participantes fizeram uma cerimónia de despedida para reconhecer o trabalho e o compromisso de Alicia Casas, diretora do Arquivo Geral da Nação do Uruguai, que concluiu suas funções como presidente do Conselho Intergovernamental de IBERARCHIVOS.
IBERARCHIVOS é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos, articulada e ratificada pelas Conferências Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo, para o fomento ao acesso, organização, descrição, conservação e difusão do património documental, contribuindo de maneira decisiva para consolidar o Espaço Cultural Ibero-americano. O programa incentiva laços de solidariedade e fortalece as capacidades dos profissionais e a promoção dos arquivos ibero-americanos de qualquer natureza, dos Arquivos Gerais da Nação até aos Arquivos Municipais, passando por arquivos de instituições de Direitos Humanos ou de Povos Indígenas, entre outros.
Silvestre de Almeida Lacerda, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com um curso de especialização em Ciências Documentais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi Director-Geral de Arquivos, entre 2005 e 2012, e é Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, desde 2015 (DGLAB).