Inquerito sobre os Profissionais da Informacao

A síntese dos resultados nacionais do Inquérito sobre os Profissionais da Informação: 2021 a 2023, foram apresentados publicamente, no dia 8 de dezembro 2023, nas Comemoração dos 50 Anos da BAD.

O objetivo principal para a realização do inquérito foi querer conhecer a realidade profissional dos profissionais de informação a nível regional e nacional e contribuir para um estudo com informação relevante que permita à Associação de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais de Informação e Documentação (BAD) e a outros, trabalhar na linha da defesa e valorização da profissão e seus profissionais e construir propostas que visem a melhoria do setor.

Este inquérito foi respondido por 765 instituições portuguesas de vários setores da sociedade: Administração Local e Central, Ensino Superior, Empresas, Entidades religiosas, etc. Foram consultados outras fontes, para os dados sobre os alguns Arquivos Municipais, o estudo “Os profissionais de informação nos arquivos municipais em Portugal: Identificação e caraterização” de Macedo, L. S. A. de, Centenico, A., Silva, C. G. da, Filipe, A. L. J., Gonçalves, J. P., & Almeida, P. (2023); e para os dados sobre a Rede de Bibliotecas Escolares, o relatório “Recursos Humanos 2023: Rede de Bibliotecas Escolares”.

As variáveis analisadas no inquérito, para os responsáveis dos serviços de informação e documentação, foram: o sexo, a função/cargo, categoria profissional, as habilitações literárias, as habilitações literárias/formação na área da Ciência da Informação e Documentação e região NUTS II onde trabalha. Fez-se, também, o cruzamento do nº responsáveis por função/cargo; nº responsáveis por sexo; nº responsáveis por sexo e NUTS II; nº de responsáveis por sexo, categoria profissional e NUTS II; nº responsáveis por categoria profissional por NUTS II; nº responsáveis por habilitações literárias por NUTS II; nº responsáveis por habilitações literárias CID por NUTS II; totais regionais e nacionais.

Assim, carateriza-se os profissionais da informação e os responsáveis dos serviços de informação quanto ao seu número, sexo, função, categoria profissional, habilitações literárias, formação na área da Ciência da Informação e Documentação/ Biblioteconomia, Arquivística e Documentação, formação contínua, nacionalidade e a participação das instituições em associações profissionais da área.

Para a caraterização dos Profissionais de Informação (PI), cruzou-se os dados: nº PI por sexo; nº PI por sexo e categoria profissional; nº PI por categoria profissional por NUTS II; nº PI por categoria profissional, sexo e NUTS II; nº PI por faixa etária; nº PI por faixa etária por NUTS II; nº PI Portadores de deficiência; nº PI por nacionalidade; nº PI por habilitações literárias por categoria profissional; nº PI por habilitações literárias por NUTS II; nº PI por habilitações literárias CID/BAD; nº PI por formação contínua 2018-2021; nº PI por formação contínua 2018-2021 por NUTS II e categoria profissional; Nº PI portadores de deficiência; entidades formadoras e participação das instituições em associações profissionais da área; totais regionais e nacionais.

No estudo, para além dos resultados e discussão e considerações finais, irá traçar-se o perfil do profissional responsável pelos serviços de informação e do profissional de informação, nos vários setores e instituições da sociedade portuguesa.

No início do ano 2024, a BAD publicará este Estudo sobre os Profissionais de Informação em Portugal (2021-2023), com os resultados e conclusões deste inquérito, de autoria de Luísa Alvim e Margarida Vargues.

Luísa Alvim
Vogal Profissão

Similar Posts