A crise do COVID-19 tem sido um ponto de virada para muitas bibliotecas em todo o mundo. Os serviços digitais das bibliotecas, antes vistos como complementares para imprimir empréstimos de mídia e eventos locais, tornaram-se a principal maneira de fornecer informações aos usuários. Mas como podemos construir uma comunidade digital em torno de uma biblioteca? O que significa conectar-se a uma comunidade digital? Qual é o papel das mídias sociais no engajamento com os usuários da biblioteca? Qual é o propósito de uma biblioteca em meio à grande abundância de plataformas de streaming online?
Essas perguntas ressoam com você? Você gosta de compartilhar suas crenças e influenciar os outros? Gostaria de se conectar com colegas de mente semelhante, e fazer sua voz ser ouvida? O Goethe-Institut está procurando jovens defensores da biblioteca para compartilhar exemplos de práticas recomendadas de bibliotecas em todo o mundo se engajando com suas comunidades digitais. Inscreva-se para participar e fazer parte de uma rede internacional!
se…
- Você acredita que os serviços digitais das bibliotecas são mais importantes do que nunca.
- Você está conectado ao setor de bibliotecas (trabalho / apoio / defensor de bibliotecas) na Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Portugal ou Espanha
- Você está ativo nas mídias sociais/blogs e já está espalhando a palavra sobre a importância das bibliotecas.
- Você tem uma mentalidade crítica e não tem medo de expressar suas opiniões.
- Você é fluente em inglês falado e escrito.
- Você tem menos de 35 anos.
O que oferecemos…
- Uma chance de participar de três seminários online e intercâmbio direto com especialistas na área de construção da comunidade digital.
- Uma rede de jovens profissionais da biblioteca.
- Uma plataforma para suas reflexões.
- Um subsídio de despesas de 500 eur.
- Uma chance de solicitar uma nova bolsa para participar do IFLA 2021 em Roterdã.
O que esperamos…
- Você participaria de três webinars em outubro de 2020 (8, 15, 22 de outubro, 13h – 3PM MET) para discutir estratégias de biblioteca em todo o mundo.
- Você promoveria a discussão sobre os temas através de seus canais de mídia social.
- Você resumiria sua experiência, bem como as ideias geradas através dos webinars e da troca de mídias sociais com outras vozes emergentes em um artigo. O artigo seria publicado nos sites dos Institutos Goethe juntamente com os artigos de outros participantes.
- Seus artigos, fotos e postagens nas redes sociais seriam publicados em goethe.de bem como nos sites locais do Goethe-Institut e licenciados como Creative Commons BY-SA 4.0.
Como se candidatar?
- Preencha o formulário, incluindo um CV, uma carta de apresentação curta e uma breve declaração sobre o papel dos serviços digitais das bibliotecas em seu país. A declaração não deve ser superior a 1000 palavras e ser adequada para publicação em goethe.de. O prazo final para a inscrição é 8 de setembro de 2020.
Mais informações e inscrições em: https://www.goethe.de/ins/be/en/kul/ser/eiv.html?fbclid=IwAR0qG4oUg2ACNLjZ1NDD10Tmy3j2udSeol3c6RC-ICvsDzzMvnwlzWAASIc
Fonte: Goethe–Institut