A BAD e a DGLAB assinaram, no passado dia 15 de setembro, um protocolo de colaboração com vista à partilha de informação e à realização de atividades sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto das bibliotecas e dos arquivos. Este protocolo prevê a dinamização de ações de formação e sensibilização sobre este temática juntos dos profissionais de bibliotecas e arquivos, bem como da população em geral, como forma de sensibilizar para a temática dos ODS.
Esta colaboração estava prevista no âmbito do projeto apoiado pela IFLA que a BAD está a promover desde 2017 (Bibliotecas para o Desenvolvimento e a Agenda 2030) e que tem como um dos objetivos definidos envolver entidades públicas na promoção e divulgação da temática da Agenda 2030, como forma de evidenciar o papel das bibliotecas e arquivos no cumprimentos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Com o projeto em curso a BAD pretende apelar à intervenção de todos – administração central, autarquias, associações, organizações não-governamentais, empresas e sociedade civil – para a sua divulgação e o cumprimentos das suas metas, cabendo a todas as entidades interessadas demonstrar a sua vontade de participação em torno da união de esforços para o cumprimento dos 17 ODS. A referência às bibliotecas e ao acesso à informação, conseguida pela IFLA junto das Nações Unidas, enquanto contributos para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, permite dar às bibliotecas uma maior visibilidade sobre o seu trabalho e sobre o impacto que têm na população.
A BAD, enquanto associação mais representativa dos profissionais e informação e documentação, está desde o primeiro momento em contacto com as entidades nacionais e internacionais responsáveis pela Agenda 2030 e pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional, com o objetivo de incluir uma referência oficial às bibliotecas enquanto facilitadoras da implementação dos ODS. Através do projeto apoiado pela IFLA – Bibliotecas para o Desenvolvimento e a Agenda 2030 – a BAD assume o compromisso de disseminar junto dos profissionais portuguesas o papel das bibliotecas junto das comunidades, evidenciando a importância da sua ação através do acesso à informação para o cumprimentos dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.
É pelo cumprimento deste objetivo que a BAD tem vindo a participar em ações da IFLA relativas ao contributo das Bibliotecas para a implementação da Agenda 2030 e tem vindo a divulgar juntos dos profissionais documentos que ajudam a melhor entender este contributo e ao mesmo tempo permitem fornecer ferramentas que auxiliem no desempenho da sua profissão.
Mais informações sobre a ação da BAD neste âmbito aqui.