ConversasComNorte 11nov.2020

Na passada semana juntamo-nos novamente para conhecer e ouvir na primeira pessoa, histórias, opiniões e experiências de profissionais cujo campo de trabalho extrapola o universo das Bibliotecas e dos Arquivos.

Na rúbrica do “Associado na Primeira Pessoa” tivemos a companhia bem humorada do nosso colega, Manuel Brandão, bibliotecário nas Bibliotecas do Instituto Politécnico do Porto. Com ele acompanhamos um sonho que trazia desde novo, uma ligação à cultura que perseguiu desde sempre, levando-o pelos caminhos da filosofia, das Ciências Documentais, passando por diferentes locais de trabalho como foi o caso da Escola Superior Artística do Porto, ou as bibliotecas públicas da Póvoa do Varzim e de Matosinhos. Voou até França e Inglaterra em busca de novas experiências e métodos de trabalho em bibliotecas, até finalmente aterrar no IPP. 

Para apresentação do tema a debate – Património e identidade em momentos de indefinição: podemos fazer diferente? – convidamos duas profissionais que desenvolvem a sua atividade em instituições de memória, associadas da BAD, onde o seu objeto de estudo ultrapassa o mero documento mas que, sem ele, não conseguem conferir o contexto e contar a sua história. Falamos do objeto, do instrumento que fez e ainda faz parte da vida de muitos professores e alunos da Faculdade de Engenharia e do instituto Superior de Engenharia do Porto. Susana Medina e Patrícia Costa levaram-nos por uma viagem em busca de memórias, história oral, documentos, objetos, com o propósito de lhes fazer brotar vida e significado, num processo de busca de identidade, que em última instância lhes vai conferir a unicidade e singularidade, no meio de outros tantos iguais a esse mesmo – Objeto.

A riqueza destes discursos, destas histórias, momentos de partilha são realmente únicos, relatos vivos que merecem ser vistos e ouvidos pela comunidade! Esta Conversa já está disponível no canal do youtube da BAD.

Esperamos poder contar convosco aqui para outras partilhas e outras “Conversas com Norte”. O próximo encontro está marcado para dia 9 de dezembro, à mesma hora!

 

Similar Posts