O 1.º Encontro Regional BAD Madeira – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas , Profissionais da Informação e Documentação, realizar-se-á no próximo dia 21 de fevereiro, sob o lema: “Desafios dos profissionais da informação na Região Autónoma da Madeira“. no Arquivo Regional e Biblioteca da Madeira, na cidade do Funchal. Pretende-se privilegiar a reflexão e o debate sobre o papel destes profissionais na sociedade de informação, a sua formação académica, bem como os reptos de mudança que a digitalização dos acervos documentais trouxe para o exercício da gestão, curadoria, conservação e difusão do património cultural à guarda das instituições de legado cultural (bibliotecas, arquivos e museus), bem como o papel destes profissionais no combate à iliteracia da informação.

O 1º Encontro tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América e da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e os Patrocinios das Empresas: Grupo EADKEEP SOLUTIONSWECULEBSCOMINDNAUTILUS

No dia seguinte, 22 de fevereiro, na Universidade da Madeira, a BAD irá apresentar e realizar uma sessão no âmbito do Projeto sobre Literacia da Informação e pensamento crítico no Ensino Superior: combater a desinformação, que visa ir ao encontro das necessidades dos jovens, através dos bibliotecários do Ensino Superior (ES), que apoiam diariamente milhares de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente. A informação é fundamental na prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. O objetivo do projeto é promover o conhecimento, identificar estratégias formativas e práticas pedagógicas, no que diz respeito à intervenção da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes.

Esta iniciativa tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América e da Universidade da Madeira.

Para mais informações e conhecer ambos os programas aceda ao site Eventos BAD. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias!

Participe nestas reuniões profissionais e contribua com as suas questões!

Similar Posts