bannerwebinar2020


Com este webinar, os oradores Cristina Caetano, Maria Vicente, Sandra Pinto e Emanuel Castro, através da Delegação Regional Centro da BAD, vão apresentar oprojeto aBEIRAr que tem como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos/ãs e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

aBEIRAr – Parceria de Ciência Cidadã para a Valorização do Território

Webinar promovido no âmbito das atividades da Delegação Regional Centro da BAD
Data e hora: 22 de maio de 2023, das 21h às 22h, na plataforma Zoom Webinar (em linha)
Oradores: Cristina Caetano, Maria Vicente, Sandra Pinto, Emanuel Castro

RESUMO

aBEIRAr é uma parceria de ciência cidadã que tem como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos/ãs e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.
aBEIRAr nasce do cruzar de objetivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior.
A primeira edição de aBEIRAr, de maio a outubro de 2021, percorreu os 15 concelhos da CIMBSE, numa sequência de três ciclos, cada um dedicado a um tema central para o território – Água, Céu, Rocha – que aconteceram na Primavera, Verão e Outono, respetivamente, e num constante diálogo entre a literatura e a ciência. Escritores e Cientistas foram os convidados dos 15 passeios interpretativos em cada concelho e proporcionaram aos participantes um olhar diferente da paisagem, do património natural aliados à memória coletiva.
A segunda edição, com início em novembro de 2022 e términus em abril de 2023, pretende promover o território enquanto laboratório vivo, através do cruzamento de saberes – tradicional, empírico, científico, académico -, ao mesmo tempo que dá a conhecer a investigação e a inovação a acontecer no território, explorando novas fronteiras de colaboração entre a ciência e os cidadãos. Por outro lado, cada evento tem uma identidade própria e enraizada no conhecimento, património e cultura locais, que dá o mote às colaborações e atividades que irão acontecer.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

  • Divulgar o trabalho desenvolvido na RIBBSE no que diz respeito ao envolvimento e a participação cívica com a ciência;
  • Demonstrar as potencialidades de um trabalho em rede na promoção do diálogo entre cientistas e cidadãos;
  • Despertar o interesse da comunidade de bibliotecários, arquivistas, profissionais da informação e documentalistas na construção de conhecimento e valorização do território.

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?

Técnicos de arquivo e de biblioteca, bibliotecários, arquivistas, profissionais da informação e documentalistas.

Para mais informações, consulte o programa e o sítio Web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt

Inscrição

Associado Individual: Gratuito
Associado Coletivo: 1ª inscrição gratuita
(Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Não Associado: 10,00 euros

MIND horizontal noticia bad
Logo Certificacao Web

Similar Posts