Rede de Arquivos de Instituicoes Religiosas cartaz

A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR) realiza, no dia 26 de maio de 2023, o seu 6.º Encontro com o tema «Arquivos e profissão». Na sequência das anteriores sessões, iniciadas em abril de 2021, estarão em discussão os desafios colocados atualmente às profissões relacionadas com os arquivos.

O encontro realiza-se entre as 14h30 e as 18h00 em modo híbrido, com a possibilidade de participação presencial na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, sala de Exposições, Edifício da Biblioteca João Paulo II) e remota via Zoom-Colibri.

As inscrições estão abertas e são gratuitas.

O Programa é composto por duas intervenções de prestigiados arquivistas, versando o associativismo (Luísa Alvim) e os patrimónios arquivísticos contestados (L. S. Ascensão de Macedo), seguidas de uma Mesa Redonda que procura discutir os problemas da profissão e das competências profissionais para o trabalho em arquivos. A Mesa Redonda será composta por Alexandra Xisto, Alexandra Vidal, Carmina Montezuma e Francisco Cymbron, moderada por Jorge Revez.

Mais informações disponíveis no site do UCP-CEHR.

A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR) é uma iniciativa promovida em 2021 pelo Centro de Estudos de História Religiosa da UCP (UCP-CEHR) e por um conjunto de entidades nacionais de âmbito religioso, dotadas de responsabilidade na gestão de património documental, na sequência de um trabalho conjunto desenvolvido nas últimas décadas, e para a qual convidam todos os arquivos de instituições religiosas existentes no país.

A Rede visa promover o estudo, a preservação, a organização e a divulgação do património documental enquanto instrumento de construção da memória coletiva e da história da sociedade portuguesa. Assenta na colaboração e na parceria entre as instituições aderentes em ordem à realização de um leque diversificado de iniciativas de cariz historiográfico, cultural e arquivístico. Centrado na valorização do património do espaço histórico português, o trabalho desenvolvido pela Rede procura potenciar uma maior articulação com dinâmicas internacionais congéneres.

Mais informações no site da RAIR.

Similar Posts