Foto Grupo EBLIDA

Entre 8 e 10 de abril, a EBLIDA realizou o seu ciclo de eventos anuais em Portugal, nas instalações da Torre do Tombo.

Os trabalhos iniciaram-se no dia 8 de abril com a reunião de encerramento do mandato 2021-2024 do Comité Executivo. Durante a tarde decorreu a reunião anual do Conselho da EBLIDA, onde foram aprovados os seguintes instrumentos de gestão: Orçamento revisto; Relatório Anual e Plano Operacional. Foi igualmente dada posse ao novo Comité Executivo, para o mandato 2024-2027.

Integram o novo órgão executivo cinco novos membros, representantes da França, Bélgica, Noruega, Grécia e Itália, bem como uma nova presidente, Erna Winters, dos Países Baixos. Mantêm-se os representantes de Portugal (Vice-presidente), Espanha, Dinamarca (Tesoureiro), Finlândia e Letónia.

EBLIDA 2

No dia 9 de abril decorreu a Conferência anual, com o tema “Charting the future of libraries”, que contou com a mais alta participação de sempre nas Conferências EBLIDA. Mais de 150 profissionais, de toda a Europa, estiveram em Lisboa para analisar e debater a capacidade de atração de novos profissionais para as Bibliotecas, a sua integração nas equipas e as competências esperadas e desejadas nos profissionais atuais e futuros. Entre os conferencistas estiveram 3 bibliotecários portugueses: Eloy Rodrigues, Teresa Pombo e Daniel Gonçalves.

A 10 de abril decorreu o evento conjunto EBLIDA – NAPLE – PL2030, que este ano focou a sua atenção no trabalho e resultados do Grupo OMC (Open Methods of Coordination) no âmbito do Plano Operacional para a Cultura da União Europeia 2023-2026, que inclui uma linha de ação prioritária para as Bibliotecas. No final da manhã e no início da tarde, realizou-se a Conferência RL:EU, que apresentou o financiamento da UE para as bibliotecas e pôs os participantes em contacto com oradores que coordenaram ou participaram em projetos bem-sucedidos financiados pela UE.

Similar Posts