A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação – BAD, apresentou no passado dia 28 de junho o “Estudo sobre os Profissionais de Informação em Portugal: 2021-2023“, de autoria de Luísa Alvim e M. Margarida Vargues, com os resultados e conclusões de um inquérito às bibliotecas e arquivos de instituições portuguesas de vários setores da sociedade: Administração Local e Central, Ensino Superior, Empresas, Entidades religiosas, etc. O Estudo desenvolvido no âmbito da Comissão Técnica da Profissão, da BAD, pretende responder à necessidade de conhecer e caracterizar os recursos humanos que exercem a sua atividade nos arquivos, bibliotecas, centros de documentação e os responsáveis por estas áreas em Portugal continental e ilhas.
Sendo o primeiro estudo que se faz sobre este grupo profissional, englobando os vários setores de atividade, permite fazer um retrato demográfico e social dos mais de 13 mil profissionais de informação identificados a nível nacional. Constatou-se que só cerca de metade dos profissionais que trabalham nos arquivos e nas bibliotecas possuem formação na área.
É urgente a comunidade profissional discutir e consciencializar os decisores políticos e as tutelas, para a obrigatoriedade de formação específica para acesso à profissão, de forma a garantir: a qualidade dos serviços, as competências técnicas especializadas, a capacidade de planeamento e desenvolvimento de serviços de informação e documentação projetados para o futuro, a par com a evolução da sociedade e os desafios tecnológicos.
Nas conclusões, são apresentadas as inferências do cruzamento das variáveis analisadas e elaboradas recomendações, como:
- Regulamentação do acesso à Profissão
- Atualização das qualificações profissionais
- Formação na área das Ciências da Informação e Documentação
- Investigação sobre o tema da Profissão
- Valorização dos Profissionais de Informação
- Este estudo permite à Associação atuar, traçar estratégias e planos na defesa dos profissionais de informação, junto dos decisores políticos.
Este Estudo visa caracterizar os profissionais de informação e os responsáveis dos serviços de informação quanto ao seu número, sexo, função, categoria profissional, habilitações literárias, formação na área da Ciência da Informação e Documentação/ Biblioteconomia, Arquivística e Documentação, formação contínua, entre outros.
Este estudo vai permitir à BAD trabalhar na linha da defesa e valorização da profissão e dos seus profissionais e construir propostas que visem a melhoria do setor.
O estudo já está disponível para consulta e descarregamento na plataforma de ebooks da BAD.