Nos dias 7, 8 e 9 de outubro teve lugar, na Universidade de Strathclyde em Glasgow, a conferência anual da Secção de Arquivos de Universidades e Instituições de Investigação do Conselho Internacional de Arquivos, sob o mote ‘What Does Diversity Mean To You?’. Estiveram presentes participantes de 16 países.
As 29 comunicações desenvolveram-se em torno de oito eixos principais: ‘Reflexões institucionais e pessoais sobre a integração da diversidade em arquivos’; ‘Revisitar a descrição arquivística e abrir os arquivos’; ‘Diversificar as coleções e reconhecer os silêncios’; ‘Arquivos e património indígenas’; ‘História institucional e descolonização’; ‘Cuidar de arquivos diversos no Sul da Ásia’; ‘Aumentar a acessibilidade e chegar a utilizadores diversos’; e ‘Revisitar o contexto e a proveniência dos arquivos’.
A IDEA – Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade esteve subjacente a quase todas as comunicações, assim como a necessidade de revisão crítica dos instrumentos de descrição arquivística dos elaborados de forma a incluir um maior número de vozes e representações e diminuir silêncios. A utilização de descrições multilingues e a inclusão de metadados em múltiplas línguas foi debatida e foram apresentados projetos nesse sentido. O envolvimento da(s) comunidade(s) e as ferramentas participativas foram apontadas como soluções para incluir e diversificar realidades arquivísticas.
Os debates realizados ressalvam que não se pretende “desfazer” ou “apagar” a História e o passado, mas reconhecer que se pode fazer diferente.
A partilha de projetos finalizados ou curso pelos diversos intervenientes contribuiu significativa para uma aprendizagem de boas práticas que podem ser replicadas em contextos múltiplos.
O programa pode ser consultado aqui.
Ana Margarida Dias da Silva
Vogal da Delegação Regional do Centro BAD
Arquivo do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra