Laureano Ascensão de Macedo recebe prémio da Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA) com o trabalho “Arquivos Deslocados: Arquipélago da Madeira”.

485360886 2824546644385470 7075612267506663479 n

A obra “Arquivos Deslocados: Arquipélago da Madeira”, da autoria de L. S. Ascensão de Macedo, foi galardoada com o prémio ALA 2024 pela Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA).​ A distinção será oficialmente entregue durante o XI Congresso de Archivología del Mercosur, agendado para 17 a 19 de setembro deste ano, na cidade de La Paz, Bolívia. Este evento insere-se nas celebrações do bicentenário da independência daquele país.​

A obra, que resulta da tese de doutoramento de Laureano Ascensão de Macedo, foi defendida em 2022 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.  Editada pela Colibri na coleção Ciência da Informação n.º 20 e coordenada por Carlos Guardado da Silva, a pesquisa aborda o fenómeno dos arquivos deslocados, focando-se nos conjuntos documentais da Madeira removidos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo no final do século XIX.​

A obra foi financiada pelos fundos da FCT ao Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Este estudo contribui significativamente para a compreensão do património arquivístico da Madeira no contexto internacional, alinhando-se com temas atuais como justiça patrimonial, justiça social e direito de acesso à informação.

L. S. Ascensão de Macedo é investigador integrado no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra e ocupa atualmente o cargo de Chefe de Divisão de Arquivo Geral e Planeamento na Direção Regional do Orçamento e Tesouro (Secretaria Regional das Finanças) do Governo Regional da Madeira. É também docente convidado da Universidade Autónoma de Lisboa e é membro ativo da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), sendo vogal da Delegação Regional da Madeira da BAD. Preside, em substituição, o Grupo de Peritos para o Património Arquivístico Partilhado do Conselho Internacional de Arquivos.

Similar Posts