bannerwebinar2020 1

Com este webinar, a oradora Teresa Nobre, através do Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas do Ensino Superior, vai apresentar, de forma sucinta, as novas normas que permitem fazer utilizações livres de materiais protegidos por direito de autor e direitos conexos, para fins de investigação, educação, preservação, e acesso à cultura.

Participe e inscreva-se!

Título do WebinarAS NOVAS EXCEPÇÕES AO DIREITO DE AUTOR PARA FINS DE INVESTIGAÇÃO, ENSINO, PRESERVAÇÃO E ACESSO À CULTURA
Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da BAD

Data e hora: 4 de novembro de 2021, das 18h às 19h, na plataforma Zoom Webinar (em linha)

Oradora: Teresa Nobre (COMMUNIA/Creative Commons Portugal)

RESUMO
Em Abril de 2019, o parlamento europeu adoptou a Directiva sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos no Mercado Único Digital. Esta Directiva, cuja implementação está neste momento a ser discutida no parlamento português, inclui novas excepções e limitações aos direitos de autor e direitos conexos, que vêm facilitar o acesso ao conhecimento e à cultura. Estas novas normas concedem, nomeadamente, aos investigadores o direito de fazerem mineração de textos e dados em materiais protegidos sem terem de pedir autorização aos respectivos autores e editores, aos professores e alunos em instituições de ensino o direito de utilizar materiais protegidos em actividades de ensino digitais e transfronteiriças, e às bibliotecas, arquivos e demais instituições do património cultural o direito de reproduzirem materiais protegidos para efeitos de preservação e ainda o direito de disponibilizarem online materiais protegidos que estejam fora do circuito comercial. É, pois, essencial que investigadores, professores, estudantes, bibliotecários, arquivistas e demais profissionais de instituições de investigação, ensino e do património cultural se familiarizem com as mesmas, para saberem em que circunstâncias podem utilizares obras, bases de dados e demais materiais protegidos por direito de autor e direitos conexos.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

Este webinar visa apresentar, de forma sucinta, as novas normas que permitem fazer utilizações livres de materiais protegidos por direito de autor e direitos conexos, para fins de investigação, educação, preservação, e acesso à cultura.

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?
Profissionais de Informação, professores, investigadores e estudantes do ensino superior e outros interessados.

Preço de associado individual: Gratuito
Preço de associado colectivo: 1ª inscrição gratuita
(Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Preço de não associado: 10,00 euros
Reserve o seu lugar realizando já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o programa e o sítio Web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt

Similar Posts