gt sim noticia bad

No passado dia 20 de junho, o Grupo de Trabalho Sistemas de Informação de Museus da BAD convidou a Professora Doutora Veronica Wesolowski para falar sobre os projetos de colaboração e co-criação realizados no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAEUSP). Este museu universitário nasce em 1989 da fusão de outras instituições fundadas desde os finais do século XIX e inícios do século XX, conta com 1.400.000 de objetos no seu acervo e o principal foco são as populações originárias do Brasil. Neste âmbito, teve origem uma experiência de consolidação de um processo de exposição de longa duração: “Exposição colaborativa. RESISTÊNCIA JÁ! Fortalecimento e união das culturas indígenas: Kaingang, Guarani – Nhandewa e Terena”. Estes três povos falam línguas distintas, têm culturas diferentes, mas coabitam nas mesmas terras indígenas. Em 2016 começou o projeto de exposição conjunta, realizado a partir das demandas destes três povos e, assim, foram construídas três narrativas durante dois anos de trabalho e feitas três inaugurações em março de 2019 | catálogo

O projeto colaborativo promove a co-criação de conteúdos em que cada um dos povos indígenas estabelece o discurso sobre como quer contar a história dos artefactos que estão à guarda do museu. Os materiais, como o guia do museu ou os textos relativos aos artefactos, por exemplo, valorizam a voz indígena e destacam aspetos das culturas dos três povos.

A Prof. Veronica Wesolowski afirma que é ingénuo pensar que os povos indígenas são homogéneos e descarta soluções simples ou simplistas na museografia. Afirma que os povos indígenas são complexos e diferentes entre si e que o processo colaborativo com o MAEUSP é um grande desafio, com constante necessidade de gestão de todas as tensões subjacentes em cada uma das comunidades. Importa, pois, pensar como construir um cenário que acomode as três visões. O MAEUSP assumiu uma vontade colaborativa onde é necessário negociar, explicar, mas também saber dizer não, afirma a professora.

Ana Margarida Dias da Silva
Vogal da Delegação Regional do Centro BAD
Coordenadora GT-SIM BAD
Arquivo do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra

Similar Posts