Filipe Leal
CM Oeiras
Nos próximos dias 5 e 6 de Julho realiza-se nas instalações da BAD em Lisboa o workshop “Em Busca do El Dorado“, a cargo de Filipe Leal.

Enquadramento do workshop:

O advento da Internet tornou claro o grande paradoxo da Sociedade de Informação: por um lado, as tecnologias de informação e comunicação tornam possível aceder quase instantaneamente a quantidades imensuráveis de informação; por outro lado, torna-se cada vez mais difícil encontrar de uma forma eficaz a informação que responde às nossas necessidades específicas.
A questão central hoje em dia é a de saber se os indivíduos possuem ou não as competências que lhes permitam lidar com a infor-mação, de modo a poderem aceder, avaliar e utilizar efectivamente a informação na tomada de decisões e na produção do conhecimento, a fim de poderem exercer plenamente as suas funções sociais e individuais.
As bibliotecas têm, a par com as escolas e com as universidades, um papel determinante no desenvolvimento dos níveis de literacia de informação. Para que tal seja possível devemos iniciar um percurso de conceptualização e aplicação de princípios, modelos e metodolo-gias, que nos permitam contribuir de modo efectivo para o desenvolvimento das competências de informação dos cidadãos.

FICHA DETALHADA DO WORKSHOP

Data
05 e 06 de Julho de 2011

Acção de formação
Workshop «Em Busca do El Dorado»

Formador
Filipe Leal

Horário
09h30-13h00 / 14h00-17h00

Nº horas
13 horas

Objectivos
Objectivos Gerais
• Desenvolver uma abordagem genérica à literacia de informação no contexto das bibliotecas públicas e escolares

Objectivos Específicos
• Definir um enquadramento conceptual para a problemática da literacia da informação dentro do contexto da Sociedade de Informação;
• Apresentar modelos, metodologias e técnicas que sirvam de base ao desenvolvimento das competências de informação;
• Equacionar e debater os possíveis papéis das bibliotecas no desenvolvimento da literacia da informação;
• Aplicar, no âmbito da Internet, os princípios, modelos e métodos de desenvolvimento das competências de informação (principalmente na pesquisa e avaliação da informação).

Público alvo
Técnicos de biblioteca e professores

Requisitos exigidos
Para usufruir totalmente deste curso, os participantes deverão ter conhecimentos básicos de informática (utilização do Windows, Word e PowerPoint) e um mínimo de experiência de utilização da Web.

Local
Rua Morais Soares, nº 43C – 1º Dto. em Lisboa

Nº mínimo/máximo de formandos(as)
Mín.: 5 / Máx.: 16

Preço de associado
Associados Individuais: Gratuito
Associados institucionais: 1ª inscrição gratuita – Seguintes inscrições 20 €

Preço de não associado
40 €

Inscrições
Devem ser remetidas ao Centro de Formação da BAD, Rua Morais Soares, 43C – 1º Dto., 1900 – 341 LISBOA, para formacao@noticia.bad.pt ou por fax para 21 815 45 08, até 5 dias antes do início da acção de formação
Ficha de inscrição

Similar Posts