Ribeira Grande
Ribeira Grande

A delegação regional dos Açores da BAD promove no próximo dia 5 de Dezembro, na Ribeira Grande, o X Encontro Regional BAD sob o lema “Vencer obstáculos: o papel dos profissionais da informação“. Neste evento pretende-se enquadrar as principais questões e problemas que estão hoje na ordem do dia, numa época marcada pelo impacto de um conjunto de mudanças sociais e tecnológicas com reflexo significativo nos serviços prestados pelas bibliotecas e arquivos.

Este encontro constitui um espaço privilegiado de reflexão e debate sobre os novos contextos de informação, que deverão ser definidos e postos em prática com o objectivo de, por um lado, desenvolver recursos e serviços, por outro, dotar os cidadãos com competências acrescidas de literacia informacional.

Com este encontro, a  delegação regional dos Açores da BAD pretende proporcionar aos profissionais da informação a oportunidade de reflectirem sobre os seguintes temas: – aspectos técnicos e tecnológicos, políticos e sociais que dinamizam actualmente o exercício da sua profissão; o papel das bibliotecas e dos arquivos na construção (permanente) de uma sociedade desenvolvida, baseada no capital humano; as condições de formação (também ao longo da vida) dos técnicos de BAD.

Nota Explicativa:

Num tempo de crise (ou crises), há que ser positivo e criativo – ter a sabedoria de transformar ameaças em oportunidades. Neste quadro de restrições financeiras e “stress” colectivo, “a união faz a força” e “aguça o engenho”. A presente iniciativa pretende, como as suas antecessoras, e acima referido, tanto quanto possível, servir de ponto de encontro de todos os profissionais de biblioteca e arquivo da Região, discutindo práticas com colegas, inclusive, do exterior, mas numa conjuntura mais difícil. No entanto, os profissionais da informação também desenvolvem competências próprias e estratégias para vencer as dificuldades, os obstáculos (de vária ordem), num relevante contributo para o livre acesso ao conhecimento, a autonomia, a cidadania, a inclusão. Não interessa a dimensão ou a localização das nossas bibliotecas e arquivos – importa, sim, como poderemos continuar a desempenhar o nosso papel social, mesmo numa conjuntura adversa. As tecnologias são um meio – o fim é o cidadão e a melhoria contínua da sua qualidade de vida.

No contexto actual de reestruturação e modernização da Administração Pública Portuguesa, a informação/documentação encontra-se entre as matérias-primas mais importantes para fundamentar a decisão política e gerar um aumento persistente da produtividade nas organizações. É, neste âmbito, que os profissionais da área devem encontrar o suporte para o desenvolvimento das suas carreiras e formação.
No painel contamos com técnicos que exercem a sua actividade, quer nos Açores, quer no Continente, partilhando com os participantes projectos, ou propostas de projectos, aplicados, ou a aplicar, nos seus locais de trabalho. Uma partilha de experiências positivas que possam ser implementadas e difundidas em outras instituições.

Similar Posts