inqueritoNecessidadeFormacaoHabitualmente, o Sector de Formação da BAD apresenta um relatório sobre o levantamento das necessidades formativas dos profissionais da informação, quer sejam associados ou não, no qual se desenham as tendências formativas do ano seguinte, através da análise do inquérito em linha sobre o levantamento das necessidades formativas, dos questionários levantados nos momentos de avaliação das acções de formação anteriores e com as sugestões de associados e não associados, assim como da análise crítica das áreas de formação apresentadas utilizando como referenciais, os relatórios da avaliação da actividade formativa do ano anterior e os pressupostos e objectivos da formação traçados para o ano em causa.

Assim, este ano, foram apresentados os resultados da auscultação das necessidades formativas para 2012 que permitiram a análise a seguir detalhada.

Através do inquérito em linha sobre o levantamento das necessidades formativas, que decorreu em Outubro de 2011, ao qual responderam 205 pessoas, e que representa a 1ª fase da análise, conseguiu-se apurar que:

  • Os motivos mais apontados pelos profissionais da Informação para frequentar acções de formação são a aquisição de novas competências, o aperfeiçoamento das competências anteriormente adquiridas e a melhoria do desempenho actual;
  • As áreas mais solicitadas são as das Tecnologias de Informação, da Gestão Documental e da Organização e Recuperação de Informação;
  • A metade dos inquiridos considera os planos de formação da BAD adaptados as suas necessidades formativas;
  • A maior parte dos inquiridos sabe que os associados têm condições especiais para a formação.

Na 2ª fase da análise, aquela informação foi cruzada com os questionários levantados nos momentos de avaliação de acções de formação anteriores e com as sugestões de associados e não associados e conseguiu-se determinar que as áreas mais solicitadas pelos profissionais da informação eram a Organização e Recuperação de Informação, as Tecnologias de Informação, Preservação e Restauro e Gestão e Estratégia.

Na 3ª e última fase, através da análise das áreas de formação apresentadas, utilizando os relatórios da avaliação da actividade formativa do ano anterior e os pressupostos e objectivos da formação traçados para o ano de 2012, aprovaram-se as áreas de formação a incluir, por ordem de prioridade, no Plano de Formação 2012, sendo elas:

  1. Organização e recuperação da informação
  2. Tecnologias de informação
  3. Gestão documental
  4. Gestão e estratégia
  5. Qualidade e inovação
  6. Marketing, comunicação e imagem
  7. Preservação e restauro
  8. Leitura e literacias
  9. Programação cultural

Com o seu próximo Plano de Formação, que está a ser desenvolvido e que deverá estar disponível a partir de Janeiro de 2012, o Sector da Formação da BAD espera ir ao encontro das necessidades expressas pelos profissionais da informação.

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