408064 337635216274921 1947608264 n1

A Zona do Pinhal Interior Norte (Portugal) é composta por 14 municípios (Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares) reunidos na Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN). Todos estes concelhos têm biblioteca pública (embora duas delas não façam parte efetiva da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas – RNBP) e apenas uma não tem bibliotecário/a.

No dia 5 de Dezembro de 2011 os/as bibliotecários/as do Pinhal Interior Norte reuniram-se para discutir estratégias que pudessem conduzir a projetos no âmbito das bibliotecas públicas em prol das bibliotecas participantes, podendo assim beneficiar de apoios de fundos europeus canalizados através da CIMPIN.

Dessa reunião saiu um memorando, onde os/as bibliotecários/as municipais do Pinhal Interior Norte quiseram dar a conhecer os motivos e objetivos que os/as levaram a tomar a iniciativa de criarem um grupo de trabalho. Esse memorando foi apresentado às tutelas de cada município e à CIMPIN, e constitui uma espécie de manifesto em defesa das bibliotecas públicas municipais portuguesas, que hoje atravessam um dos momentos mais difíceis desde o início da RNBP.

A proposta de criar um Grupo de Trabalho dos Bibliotecários do Pinhal Interior Norte foi bem acolhida, tanto pelos autarcas como pela CIMPIN, e está já a trabalhar em diversos projetos, entre os quais:

  • Na vertente da conservação e da memória criação de uma biblioteca digital do Pinhal Interior Norte que integre parte do espólio do fundo local das várias bibliotecas municipais.
  • Na área da promoção da leitura criação de uma rede de bibliotecas itinerantes que sirva o território em questão.
  • Na área da formação profissional desenvolvimento de uma carteira de ações de formação destinadas à equipas das bibliotecas do Pinhal Interior Norte.

Esta é uma iniciativa que visa dar maior visibilidade à importância das bibliotecas públicas no desenvolvimento integrado e sustentado das comunidades.

Similar Posts