LogoElPub12Realiza-se nos  próximos dias 14 e 15 de junho, em Guimarães, a Elpub 201216th International Conference on Electronic Publishing, que terá como tema: “Social Shaping of Digital Publishing: Exploring the interplay between Culture and Technology”.

No contexto da comunicação científica (CC), o Movimento de Acesso Livre tem sido o grande impulsionador, principalmente nos últimos anos, das transformações que têm vinda a ocorrer. No entanto, noutras áreas de investigação e nas práticas quotidianas que envolvem, por exemplo, o “e-government” ou mesmo o “e-learning” as mudanças também são evidentes. Tais transformações são impulsionadas pelos avanços tecnológicos que, na maioria dos casos, interagem de forma complexa com os aspectos sociais enquanto “inputs” para a criação das mudanças. “Mobile Web” e “linked data” são temas que, em interface com as publicações digitais, estão a promover uma série de oportunidades de investigação. Neste contexto, do mesmo modo, as “publicações líquidas” compõem a agenda contemporânea. A preservação digital acaba por colocar uma série de desafios que estão longe de serem resolvidos. As questões legais, de segurança e confiança continuam a merecer a nossa atenção. Precisamos de novas técnicas de visualização e interfaces inovadoras que possam manter o ritmo da dimensão global da informação. Este é o cenário atual, mas o que se seguirá? Quais tecnologias e paradigmas sociais e comunicacionais que estaremos a discutir dentro de dez ou vinte anos?

A Elpub 2012 terá, portanto, como foco a moldagem social da publicação digital explorando, pois, a interface “cultura” e “tecnologia” e é, nesse sentido, que o evento decorrerá na Capital Europaia da Cultura 2012.

A estrutura de organização da Conferência, assim se apresenta:

– Opening Keynote – Planned Obsolescence: Publishing, Technology, and the Future of the Academy – Kathleen Fitzpatrick
– Closing Keynote – Publishing in 2021 – António Câmara
– Painel de debate – “Academic E-books – Technological hostage or cultural redeemer?” – Peter Linde (Moderador), Kathleen Fitzpatrick, António Câmara, Delfim Leão and Karin Byström
– Sessão Paralela 1 – Digital Scholarship & Publishing / Special Archives
– Sessão Paralela 2 – Repositories & Libraries / Digital Scholarship & Publishing
– Sessão Paralela 3 – Future Solutions and innovations / Digital texts and Readings
– Sessão Paralela 4 – Future Solutions and innovations / Digital texts and Readings

A Elpub 2012 contará, portanto, com sessões plenárias, duas palestras e um painel de debates, além das sessões paralelas com a apresentação de documentos avaliados pelos pares e a apresentação de 10 pôsteres com trabalhos recentes em andamento na área da publicação electrónica.

A Elpub 2012 além de trazer os mais recentes desenvolvimentos na área da publicação eletrónica, contará com a participação de autores de 15 países: Argélia, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Suécia, Holanda, Turquia, Reino Unido e EUA.

Para mais informações, visite o site da conferência em http://www.elpub.net ou o programa completo no endereço http://www.elpub.net/Elpub_2012/Programme.html.

O prazo de inscrição com o valor da taxa antecipada, foi adiado para o próximo dia 31 de maio, de modo a que possa tirar partido desta oportunidade. Registe-se em https://pco.abreu.pt/CLIENTES/abreu/formularios/form_2794203471.php.

Similar Posts