No âmbito do programa de acolhimento e de formação “Courants” de profissionais estrangeiros nos domínios da gestão e administração cultural, o Ministério francês da Cultura organiza em 2013 uma sessão de formação profissional “Session Automne – Courants du Monde” com quatro estágios, a saber:

O Instituto Francês de Portugal (IFP) está disponível para orientar e ajudar os candidatos no preenchimento dos formulários próprios.

Estas formações são destinadas a profissionais que ocupem lugares de  responsabilidade nos domínios da gestão e da administração culturais, cuja motivação e nível linguístico serão apreciados pelo IFP.

Para os candidatos aos estágios de formação, o Ministério Francês da Cultura assegura para cada candidato:

  • os custos pedagógicos;
  • o alojamento, (só  durante o estágio – noite antes do início do estágio até manhã seguinte ao final do curso);
  • as deslocações locais (região parisiense) e no âmbito do programa de formação;
  • a  proteção social (doença, responsabilidade civil, repatriamento);
  • o  pagamento de 34 euros diários para despesas inerentes à estadia.

Relativamente ao transporte internacional, os candidatos, ou os seus respectivos empregadores deverão custear  as despesas inerentes as deslocações.

Os dossiers de candidatura deverão ser enviados ao IFP, impreterivelmente até 20 de Maio para os estágios “Session Automne – Courants du Monde”, para posterior tratamento e envio.

Para obter mais informações, consulte o site http://www.mcm.asso.fr/site02/courants/index.htm (rúbrica “Programmes de formation”), onde também podem aceder ao dossier de inscrição.

Chloé Siganos, Institut Français de Portugal

Similar Posts