maria ortelia almeida

Só agora aos colegas chegou a notícia – que a todos deixou sinceramente satisfeitos – da atribuição da Medalha de Mérito de Serviços Distintos à nossa associada  Maria Ortélia Almeida, pelo Município de Cascais, onde terminou a sua longa e bem sucedida carreira profissional.

Bibliotecária verdadeiramente empenhada, e como tal reconhecida pelos seus pares, nos vários organismos onde exerceu funções técnicas de responsabilidade, no momento da sua aposentação em 2011 e não obstante a sua reconhecida modéstia, viu assim realçado um trabalho muito qualificado e uma grande dedicação no desempenho de funções em bibliotecas públicas.

É certo que se trata de um acto de justiça, mas não podemos porém deixar de dar-lhe a devida notariedade, numa época em que o excelente trabalho e o empenhado esforço dos nossos profissionais são cada vez mais raramente reconhecidos. Seja no âmbito da RNBP, cujo sucesso a Administração Local tanto lhes ficou devendo – antecedendo o actual período negro a que esperamos ainda consiga sobreviver – seja em muitos dos organismos da Administração Central, parece pretender ignorar-se agora a importância das funções que exercem tendo por fim garantir a excelência do serviço público de que são responsáveis.

Também por isso nos é grato registar aqui essa decisão do Autarca de Cascais que, aliás, já vinha demonstrando a sua atenção a este domínio fundamental da cultura cidadã.

Maria José Moura

Similar Posts