Formacao_AngolaEntre os dias 13 e 17 de janeiro de 2014, a BAD foi responsável pela realização de uma ação de formação dirigida no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC, Luanda – Angola), dedicada ao tema “Indexação, Classificação e Recuperação de informação. A BAD foi representada pela Dr.ª Filipa Medeiros, formadora especializada nesta área formativa.

O ISPTEC, criado em 2005, é uma instituição de ensino superior, tutelada pelo Ministério do Ensino Superior da República de Angola. O ISPTEC oferece à comunidade académica mais de seis cursos de Engenharia e, ainda, Economia e Gestão.

Por conseguinte, a sua biblioteca é especializada nestes domínios temáticos e conta com dez técnicos a trabalhar em permanência nas suas instalações, os quais se repartem entre o processamento documental e o apoio ao utilizador. A equipa contava já com noções sólidas no domínio da descrição bibliográfica, mas tencionava ver colmatadas lacunas ao nível da indexação, classificação e da recuperação de informação. Como tal, esta ação de formação permitiu a aprendizagem de procedimentos básicos nesse âmbito, bem como o estabelecimento de práticas normalizadas e adequadas à coleção bibliográfica do ISPTEC.

O aumento da oferta formativa e o consequente ingresso de novos alunos conduziu à criação de um edifício autónomo para a biblioteca, de molde a permitir, já em meados de fevereiro, oferecer melhores condições à comunidade académica. A nova biblioteca conta com quatro pisos, nos quais se distribuem salas de estudo para alunos e professores/investigadores; postos de consulta bibliográfica e de acesso à internet; zonas de consulta; zonas de depósito; centro de línguas, entre outros.

A BAD deseja os maiores sucessos à biblioteca do ISPTEC e agradece a calorosa e amável receção em terras angolas! Até sempre!

Filipa Medeiros

Similar Posts