Maria José Moura*bibliotecandoA 2 e 3 de Maio, realizou-se a 5ª edição desta excelente iniciativa, já visivelmente com tradição e raízes  na cidade, reunindo mais uma vez várias dezenas de participantes que, através de um programa muito preenchido e variado, partilharam um vasto número de intervenções muito diferenciadas, mas quase todas de grande qualidade, submetidas este ano ao tema genérico “Leituras de lendas e mitos”.

Após a Sessão de abertura e da Conferência inaugural, a cargo do Prof. José Gil, decorreu o 1º Painel, sob a interrogação “Será o fim das bibliotecas um mito?”, para que tinham sido convidadas Maria José Moura e Maria Teresa Calçada.

Nas suas exposições, ambas sustentaram que, mau grado a grande evolução a que estão expostas pela revolução digital dos nossos dias, nada leva a crer que as bibliotecas irão desaparecer – como também a rádio, o cinema e a televisão não foram sendo substituídos ao longo do tempo – e também o livro continuará, até no formato papel, que coexistirá com outras realidades, desde já com os actuais ebooks. Outros formatos se lhe seguirão por certo, permitindo novas formas de leitura e acesso ao saber.

No decurso das suas intervenções evocaram, a propósito desses seus posicionamentos, os importantes projectos em que estiveram envolvidas, nomeadamente o programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares, realizações que mudaram a face cultural do país, em termos de políticas públicas de informação.

*Vice-Presidente da BAD

Similar Posts