O projecto E-ARK, acrónimo de European Archival Records and Knowledge Preservation, trata-se de uma iniciativa de âmbito europeu apoiada pela Comissão Europeia. O projecto decorrerá durante um período de 3 anos, tendo iniciado no passado dia 1 de Fevereiro do corrente ano e prevê-se que termine no dia 31 de Janeiro de 2017.

Logótipo do projecto
Logótipo do projecto Fonte: http://www.eark-project.eu/
O grande objectivo do E-ARK passa pelo desenvolvimento de um piloto, inicialmente, em alguns arquivos nacionais de um repositório para a preservação a longo termo de documentos em suporte digital, definindo para o efeito metodologias com base nas melhores práticas existentes a nível internacional. Pretende ser um repositório autêntico, adaptado às necessidades do sector público ou privado, de entidades de pequena ou grande dimensão que permita o armazenamento e reutilização da informação diminuindo, entre outros aspectos, o risco de perda de informação. Trata-se de um projecto de âmbito europeu que integra várias entidades do sector público e privado. Em Portugal, conta com a participação do Instituto Superior Técnico (IST), Agência para a Modernização Administrativa IP (AMA) e a empresa Keep Solutions, Lda. Participam igualmente os Arquivos Nacionais da Hungria, Estónia, Noruega, Dinamarca e Eslovénia, bem como universidades, empresas, entre outras entidades. Nesta ligação é possível encontrar a identificação de todos os parceiros do E-ARK e a relação de cada entidade no projecto.

Esquema que representa a relação de cada entidade no projecto
Esquema que representa a relação de cada entidade no projecto Fonte: http://expertpc.org/earkproject/consortium.htm
Recentemente, o projecto lançou um questionário acerca das soluções de preservação digital com o objectivo de recolher informação sobre as soluções, ferramentas, normas e procedimentos adoptados a nível europeu. Com base na informação recolhida, o projecto pretende normalizar as metodologias utilizadas relativamente à preservação de documentos em suporte digital. O questionário dirigia-se a todas as “instituições de memória”, fornecedores de sistemas electrónicos de gestão de arquivo e/ou tecnologia de preservação digital, bem como outras entidades que pretendam participar. Na página em linha, ainda provisória, será possível aceder a informação adicional. Se pretender receber informação regular através do seu correio electrónico, poderá subscrever aqui as newsletters e outras publicações.

Similar Posts