ICA dia internacional arquivos

Comemora-se hoje, dia 9 de junho, o Dia Internacional dos Arquivos. Desde 2007 que é assim, quando em Assembleia Geral do International Council on Archives (ICA), se decide pela criação deste dia. E porquê 9 de junho? Porque é o dia de criação do ICA, em 1948. Este ano as comemorações estendem-se por uma semana num evento intitulado International Archives Week, de 7 a 21 de junho. Conheça todo o programa aqui.

A Newsletter da BAD de junho, divulgada hoje, destaca o papel do Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA), que faz um balanço dos seus 10 anos de atividade, reforçando a missão que levou à sua criação em dezembro de 2011: “O GT-GDA tem como objetivo estudar, refletir, debater e atuar com vista à implementação, no país, dos princípios e boas práticas de gestão de documentos de arquivo, independentemente do seu suporte”.

Dando voz aos nossos Associados, ouvimos Pedro López Gómez, associado honorário da BAD desde 1983. Académico catedrático da área da Informação e da Documentação ocupou, ao longo do seu percurso profissional, diversos cargos na área das bibliotecas e dos arquivos. Nesta entrevista elucida-nos de forma muito clara sobre as vantagens do associativismo: “El asociacionismo nos protege del feroz individualismo que la sociedad capitalista fomenta, haciendo al ciudadano más manipulable y frágil”.

Hoje, dia 9 de junho, às 21h00, não perca mais uma sessão da já habitual atividade promovida pela Delegação Norte da BAD, “Conversas com Norte”. Para além de “dar voz” à associada Manuela Barreto Nunes, promove o debate em torno de um tema cada vez mais pertinente para os Profissionais da Informação e da Documentação: Bibliotecas, Arquivos e Museus: em busca do denominador comum! Um espaço de debate, de partilha de ideias sobre diversos temas que interessa acompanhar, discutir, perguntar.

Dia Internacional dos Arquivos, um dia que procura marcar, destacar e divulgar a importância que os Arquivos representam para a Sociedade, na compreensão do passado e do presente e na construção do futuro, tal como referido na Declaração Universal sobre os Arquivos, aprovada pela UNESCO em 2011: (…) “Os arquivos registam decisões, ações e memórias (…) Desempenham um papel essencial no desenvolvimento das sociedades ao contribuir para a constituição e salvaguarda da memória individual e coletiva” (…).

O Conselho Nacional da BAD

Similar Posts