tatianaO Prémio Raul Proença, edição de 2013, foi atribuído a Tatiana Sanches, que se candidatou com um trabalho intitulado «O contributo da literacia da informação para a pedagogia universitária: um desafio para as bibliotecas académicas». 

O excerto da ata quer se segue consubstancia as razões que determinaram a deliberação de atribuição do Prémio:

«O júri considera o tema abordado de grande pertinência e atualidade no atual contexto socioeconómico e tecnológico, e no âmbito das transformações ocorridas no ensino superior, particularmente as potenciadas pelo processo de Bolonha.
«Entre os aspetos abordados salienta-se a revisão da literatura, que permite enquadrar o tema nos contextos adequados e a proposta de um plano de intervenção pedagógica para o desenvolvimento das competências em literacia da informação para a comunidade académica da Universidade de Lisboa.»

Quem é a autora

Tatiana Sanches é doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, depois se ter licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e feito o Curso de Especialização em Ciências Documentais e um mestrado em Educação e Leitura. É colaboradora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação no Instituto de Educação e no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação (PECD), na linha de investigação «Literacia da Informação em Contexto Universitário». É chefe de divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Exerceu funções na área das bibliotecas públicas entre 1993 e 2007, ano em que passou a trabalhar numa biblioteca universitária.

Abertas as candidaturas para 2014

Entretanto o Conselho Diretivo Nacional da BAD anuncia que estão já abertas as candidaturas para a edição de 2014 do Prémio Raul Proença. Os trabalhos poderão ser apresentados até ao dia 31 de março de 2015. Para mais informações visite o sítio da BAD na Internet.

O Prémio Raul Proença é atribuído no âmbito de um protocolo entre a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Similar Posts