© Grupo Serda
© Grupo Serda

O 4.º relatório anual Serda sobre a governança da informação nas organizações francesas (La gouvernance de l’information dans les organisations françaises) foi publicado no passado mês de Março, pelo Grupo Serda, responsável, entre outros projectos, pela publicação da revista Archimag.

O presente estudo foi realizado em Fevereiro de 2015 e contou com a resposta online de 298 organizações públicas e privadas a 28 questões.

O serdaLAB considera a governança da informação como uma necessidade e vontade actual das organizações em compreender melhor a informação em geral e o modo como ela afecta a cultura das organizações, os seus métodos de trabalho, o seu ambiente de trabalho e as suas formas de comunicar. Neste sentido, a governança da informação é encarada como um processo abrangente e complexo que abrange várias categorias de actividades do ciclo de vida da informação: formas colaborativas de trabalho, gestão de workflows, acesso e difusão documental, gestão do conhecimento e gestão documental, entre outros.

Segundo os dados apurados neste estudo, mais de 6 em cada 10 organizações estão envolvidas em projectos de governança da informação. Contudo, a governança é uma realidade apenas para 19% das empresas privadas e 15% das organizações públicas francesas, sendo as organizações com mais de 250 funcionários as que mais estão preocupadas com o controle das informações. No sector privado, a área da banca/ seguros é pioneira neste domínio e continua a dominar.

As entidades francesas que participaram do inquérito promovido pelo serdaLAB consideraram que o grande desafio que se coloca é a promoção do acesso e a partilha de informação e conhecimento, sem perder de vista a gestão das questões relacionadas com a segurança e continuidade da informação. A simplificação do acesso à informação é considerada como prioritária por 61% das organizações.

Entre as organizações que ainda não implementaram um projeto de governança da informação, um dos principais obstáculos destacados é a falta de vontade dos decisores políticos e gestores. No entanto, dois terços dos entrevistados acredita que os líderes estão conscientes de que a má governança da informação pode ter um efeito negativo sobre o desempenho da organização.

Questionados sobre os maiores desafios que enfrentam, os profissionais confrontam-se ainda com a gestão dos arquivos em papel, logo seguida pelos desafios da partilha da informação e do trabalho colaborativo. Destaque ainda para o elevado número de respostas que identificaram o tratamento dos emails e a gestão do arquivo electrónico como desafios actuais.

O relatório do serdaLAB sobre a governança da informação em França apresenta como preocupações centrais a partilha da informação no dia-a-dia organizacional e a preservação e sustentabilidade dessa mesma informação a longo-prazo.

O primeiro estudo do serdaLAB foi publicado em Março de 2011 e, desde então, são publicados anualmente os resultados das suas pesquisas.

Hélio Balinha

Similar Posts