Acervo documental do Museu de Cerâmica de Sacavém, CMLoures.
Acervo documental do Museu de Cerâmica de Sacavém, CMLoures.

Conceição Serôdio

O Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso é um serviço público do Museu de Cerâmica de Sacavém [i], responsável pela gestão de parte do acervo do Museu, o Arquivo das Fábricas de Loures, documentação única do património industrial do Concelho. Arquivos Empresariais que mostram a Arte e o Conhecimento na Fábrica de Loiça de Sacavém, Fábrica de Papel da Abelheira, Fábrica Móveis Olaio, Fábrica Nacional de Margarina.

Para além do valor patrimonial que preserva e promove, é um instrumento de pesquisa que se orienta no sentido crescente dos públicos estudantes, profissionais, investigadores e amantes do conhecimento. A sua abertura ao exterior e o acesso aos fundos arquivísticos e bibliográficos [ii] promove a colaboração entre a investigação externa e interna, sobre a coleção do Museu. Bem como, o estudo do papel das Fábricas na comunidade, no país, no gosto de uma época, na economia, nas relações sociais, nas relações com outros países.

Deste modo, os investigadores do património industrial e técnico, da história económica e social, do Design e das artes decorativas, encontram nos fundos documentais à guarda do Museu de Cerâmica de Sacavém, excelentes oportunidades de desenvolvimento dos seus trabalhos. Serviço público também importante, para fundamentar o conteúdo das ideias que este Museu Industrial se propõe transmitir e não esquece que a criação do Museu, visa a preservação da memória, e a sua devolução à comunidade, bem como, a transmissão de um sistema de referências sociais e culturais comuns, fundamental para a identidade de Loures.[iii]

Acervo documental do Museu de Cerâmica de Sacavém, CMLoures.
Acervo documental do Museu de Cerâmica de Sacavém, CMLoures.
Acervo documental do Museu de Cerâmica de Sacavém, CMLoures.
Acervo documental do Museu de Cerâmica de Sacavém, CMLoures.

O importante acervo documental tem integrado as exposições do MCS dando às mesmas um contributo de contexto dos produtos industriais e de valor de per si dos documentos, muito apreciado pelo público, ao mesmo tempo que proporciona uma melhor perceção do real acervo do Museu. Bem como, as Mostras documentais sempre relacionadas com a Peça do Mês do CDMJA, ao alargarem a divulgação, o conhecimento e a curiosidade junto do público. Também o À Conversa Com… nas sessões coordenadas pelo Centro de Documentação é outro modo de reforçar e valorizar o acervo documental da indústria de Loures. 

Móveis Olaio – Produção, Inovação e Qualidade, a nova exposição no Museu de Cerâmica de Sacavém a inaugurar em 17 Maio 2015. A exposição acontece no contexto da valorização do Património Industrial de Loures, onde se insere a Fábrica Móveis Olaio (1937-1998). Esta compreenderá quatro dimensões: A história Olaio através de uma cronologia ilustrada; As pessoas a partir de testemunhos orais, a visualizar em filme; A produção Olaio a partir de algum mobiliário e dos 590 Desenhos (1947-1970) em depósito no Museu; e o Catálogo, também, com textos de vários investigadores.

Fica o convite para uma visita ao Museu de Cerâmica de Sacavém e à consulta dos Arquivos no Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso!

____________________________________

[i] Prémio EMYA em 2002 na categoria de Museu Industrial e Técnico http://www.luigimichelettiaward.eu/winners/dettaglio_winner.asp?id=62. O Museu de Cerâmica de Sacavém encontra-se instalado num edifício construído de raiz, nos antigos terrenos da Fábrica de Loiça de Sacavém. Desde a sua abertura, a 7 de julho de 2000, dedica-se ao estudo da história e da produção da Fábrica de Loiça de Sacavém e do património industrial do concelho de Loures, desenvolvendo projetos expositivos nesse âmbito. Possui duas salas de exposições, oficinas, auditório, reservas visitáveis, um centro de documentação, loja, estacionamento e acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Informação de localização, contactos e horários do Museu e do Centro de Documentação: http://www.cm-loures.pt/Media/Microsite/Cultura/museu-de-ceramica-de-sacavem.html.

[ii] Base de dados: http://app.cm-loures.pt/centrosdoc/wordsearch.aspx?dummy.

[iii] Industrial heritage in Europe – Resolution 1924 (2013) Final version: http://assembly.coe.int/nw/xml/XRef/Xref-XML2HTML-en.asp?fileid=19512&lang=EN.

Similar Posts