A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), através do seu Grupo12enam de Trabalho de Arquivos Municipais (GT-AM), em colaboração com o Município de Castelo Branco, realizou nos dias 14 e 15 de outubro no Cine Teatro Avenida – Castelo Branco, mais um Encontro Nacional com o tema “Arquivos Municipais: o que há de novo?”, em que se debateram as políticas, os instrumentos e os procedimentos geradores de mudança.

O Encontro contou com a intervenção do Secretário de Estado das Autarquias Locais, do Presidente da Câmara Municipal e do Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a presença de cerca de cento e vinte participantes.

Os profissionais nacionais, os colegas Alejandro Delgado Gómez, Arquivo Municipal de Cartagena (Espanha) e Manuela Moro Cabero, Universidade de Salamanca (Espanha) e ainda a professora Cristina Freitas da Universidade de Coimbra e o professor Carlos Guardado da Silva, da Universidade de Lisboa, apresentaram comunicações diversificadas e elucidativas dando corpo aos eixos temáticos orientadores do Encontro.

Foram dois dias de intensa partilha de experiências, de que se destaca o trabalho realizado no âmbito dos grupos de reflexão, tendo sido delineado um conjunto de recomendações para os órgãos decisores e de propostas de linhas de trabalho para o GT-AM, as quais brevemente serão disponibilizadas.

O Município de Castelo Branco brindou todos os participantes com um programa social e cultural de grande interesse e ainda com um magnífico jantar.

O Encontro foi patrocinado pelas empresas: MIND, AIRC e KEEP SOLUTION.

Similar Posts