arquivos_pessoais_e_de_familiasO Município de Ponte de Lima, a Associação Portuguesa dos Arquivos Históricos Privados e a Fundação Inês de Castro, organizam no dia 4 de Julho, em Ponte de Lima, um encontro subordinado ao tema “Os Arquivos de Família hoje: o estado da questão”.

A iniciativa integra-se num ciclo conferências intitulado “Arquivos Pessoais e de Famílias. Património, Memória, e Conhecimento”, de periodicidade semestral, que pretende debater e refletir sobre variadas questões em torno dos Arquivos Pessoais e de Famílias e de proporcionar a articulação entre os múltiplos atores, nomeadamente, os detentores de arquivos públicos ou privados e os investigadores, independentemente da sua área de investigação.

O ciclo pretende reunir especialistas na área das Ciências Sociais – Arquivística/ Ciência da Informação, História, Genealogia, Sociologia, Antropologia, Direito, entre outras – com o objetivo de abordar os diferentes modelos conceptuais, perspetivas e problemáticas no que se refere à gestão, organização, preservação e difusão dos arquivos pessoais e de família.

A agregação de público de diferentes áreas no sentido de novas abordagens diferenciadas e estudos interdisciplinares pretende despertar para a necessidade de responsabilizar as entidades públicas e privadas para a preservação, valorização e divulgação dos Arquivos Pessoais e de Famílias enquanto fontes de informação detentoras de valor informativo que são imprescindíveis para a construção da Memória e da História Nacionais.

A inscrição é obrigatória e será entregue certificado de participação. Esta é gratuita mas sujeita a inscrição através do preenchimento do formulário online ou dos seguintes contactos, usando o correio electrónico (arquivo@cm-pontedelima.pt) ou o telefone 258 900 425 . Pode também visitar o sítio na Internet do Arquivos Municipal de Ponte de Lima ou a sua página no Facebook.

Similar Posts