SomosBIbliotecasA3No passado dia 22 de Outubro, foi apresentada no 12º Congresso Nacional da BAD, a Campanha de Promoção das Bibliotecas Públicas SOMOS BIBLIOTECAS.
Numa iniciativa do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas da BAD, esta campanha tem como objetivos apresentar as bibliotecas públicas municipais à população, destacando os seus serviços e as vantagens da sua utilização, trazer o tema das bibliotecas públicas municipais para a discussão pública, levar o assunto das bibliotecas públicas à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Assembleia da Republica, com vista à criação de um quadro normativo sobre o funcionamento das bibliotecas públicas municipais em Portugal.

Esta campanha tem como público-alvo a população em geral, quer seja ou não frequentadora de bibliotecas públicas, sendo baseada em testemunhos em diferentes formatos (opiniões, vídeos e desenhos), apresentação de serviços e atividades prestados pelas bibliotecas públicas.

Pretende-se que a Campanha tenha um efeito multiplicador junto da população, de modo a que se torne uma ferramenta chave de promoção, divulgação e apresentação das bibliotecas públicas portuguesas.

A Campanha tem como elemento central de comunicação o website www.somosbibliotecas.pt que funcionará como repositório de todos os materiais criados ou recolhidos – vídeos, fotografias, testemunhos, opiniões, materiais gráficos da campanha.

a4

Na página da Campanha é ainda possível encontrar as materiais gráficos de apoio à campanha (cartazes, folhetos, folhas de opinião), uma aplicação interativa que permite localizar as mais de 300 bibliotecas públicas municipais existentes em Portugal através do Mapa das Bibliotecas, uma cálculadora do valor da sua biblioteca para ficar a saber quando pode poupar ao utilizar os serviços da sua biblioteca pública e aceder a uma galeria de vídeos e fotografias com testemunhos da importância das bibliotecas públicas.

Está também a decorrer desde a apresentação da Campanha uma petição dirigida à Assembleia da República como forma de alertar para a situação atual das Bibliotecas Públicas nacionais e para solicitar a criação de um enquadramento normativo que defina requisitos mínimos para o funcionamento das Bibliotecas Públicas Municipais. De salientar que em 3 semanas, já foram registadas mais de 1.300 assinaturas!

Toda a Campanha está fundamentada no “Manifesto Sobre as Bibliotecas Públicas e Municipais em Portugal SOMOS BIBLIOTECAS!”.

Apelamos à divulgação da Campanha partilhando o Website ou a página de Facebook, e a que se junte a nós através da assinatura da petição!

Afinal #somosbibliotecas.

Similar Posts