As Bibliotecas, os Arquivos e os Museus são a alma das comunidades, onde assumem um papel principal na construção de comunidades mais fortes e mais justas.
O 2.º Encontro BAD ao Sul pretende reflectir sobre o trabalho realizado ao nível dos Arquivos, Bibliotecas e Museus junto das comunidades, fora do seu espaço físico, de forma a reforçar a identidade destes serviços aproximando as pessoas. Neste contexto no que toca às Bibliotecas elas podem ser vistas como a sala de estar das comunidades, promovendo o livro e incentivando à leitura, apoiando a aprendizagem ao longo da vida constituindo-se como centros de difusão cultural, lugares de encontro, de debate e de lazer, promovendo a inclusão digital.
Por seu lado, os Arquivos valorizam-se pelo apoio prestado à investigação, no reforço da identidade das comunidades através dos acervos de documentação histórica que detém. Destacam-se igualmente pelo apoio que prestam ao cidadão nas questões práticas da sua vida profissional e patrimonial.
No caso dos Museus, a preservação, investigação e o conhecimento sobre o Património, material e imaterial, e a História Local representam um precioso contributo para a sua relação com as populações.
Os Arquivos, Bibliotecas e Museus são considerados guardiões activos da História, cultura e tradições locais, através da sua preservação e disseminação.
Participe neste Encontro e conheça o que os serviços de arquivo, bibliotecas e museus do Sul do país estão a fazer com as suas comunidades e cidadãos!
Para mais informações sobre Inscrições e Submissão de Propostas aceda ao site do 2º Encontro BAD ao Sul