A Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, irá realizar no dia 17 de novembro de 2017 o XVI Encontro Regional da BAD Açores, no auditório da NONAGON, sob o lema: “Bibliotecas, Arquivos e Museus: Que percursos?“.
O Encontro pretende enquadrar as principais questões e problemas que estão hoje na ordem do dia, numa época marcada pelo impacto de um conjunto de mudanças sociais e tecnológicas com reflexo significativo nos serviços prestados pelas bibliotecas e arquivos. Pretende abordar matérias relacionadas com as políticas, os instrumentos e os procedimentos geradores de mudança, ao mesmo tempo que se delineiam os percursos para o futuro.
O dia de trabalhos irá começar com o Painel Percursos: uma perspectiva global e, ainda na parte da manhã o Painel Museus: um legado. Da parte da tarde os painéis debruçam-se sobre Informação/Documentação: projetos em curso e Tratamento da Informação e Proteção de Dados. Este dia conta com a presença de palestrantes de renome a nível nacional e regional que se têm debruçado sobre as questões em debate.
PROGRAMA
08:45h – Acolhimento dos participantes e entrega de documentação
09:30h – Sessão de abertura
Presidente da Delegação Regional dos Açores da BAD, Manuela Lima
Presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Nacional, Alexandra Lourenço
Representante do Governo Regional dos Açores
Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto
Assinatura do Protocolo de Parceria entre a NONAGON e a BAD, Açores
10:00h – PAINEL 1 – Percursos: uma perspetiva global
Moderador: Luís Castro, Professor da Escola Secundária de Domingos Rebelo
Comunicações:
10:00h| – Alexandra Lourenço | Presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
“Desafios para os profissionais da informação e documentação”10:20h – Cláudia Cardoso | Diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo | “Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro: percurso, promoção e dinamização da cultura”
10:40h – Paulo Simões | Diretor do Jornal “Açoriano Oriental” |
“O espólio do jornal diário mais antigo de Portugal: O Açoriano Oriental”11:00h – Debate
Pausa para café
11:30h – PAINEL 2 – Museus: um legado
Moderadora: Susana Costa, Assembleia Legislativa Regional dos Açores
Comunicações:
11:30h – Manuel Marchã | Diretor do Museu Militar dos Açores |
“Materialidades”11:50h – José de Mello | Coordenador da Biblioteca Municipal Ernesto do Canto |
“O resgate da memória do Arquivo Hebraico de Ponta Delgada: a Sinagoga Sahar Hassamain”12.10h – Debate
12:30h – Almoço
14:00h – PAINEL 3 – Informação/Documentação: projetos em curso
Moderadora: Margarida Lalanda, Universidade dos Açores
Comunicações:
14:00h – Cláudia Santos | Técnica Superior do Núcleo Operacional da Comissão Coordenadora dos Arquivos para a Região Autónoma dos Açores|
“A realidade no papel e o sonho híbrido”14:20h – Anoukis Graff e Catarina Viveiros | Técnicas Superiores da Escola Secundária Antero de Quental |
“624 dias no Arquivo da Escola Secundária Antero de Quental”14:40h – Marcelina Alves | Coordenadora do Instituto da Segurança Social dos Açores, ISSA, IPRA |
“Arquivo organizado, conhecimento preservado”15:00h – Debate
15:20 – Pausa para café
15:40h – PAINEL 4 – Tratamento da Informação e a Proteção de Dados
Moderador: João Lima, Diretor da Escola das Novas Tecnologias dos Açores
15:40 – Manuel Melo | Diretor do Centro de Formação em Proteção de Dados |
“Metodologia e Plano de Ação para Implementação do RGPD/Proteção de Dados nas Entidades Públicas e Privadas e na Atividade dos Técnicos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas”16:00 – Luís Melo | Cybermap |
“Desafios tecnológicos na Proteção de Dados”16:20h – Ricardo Gaspar | GUIA, Arquivos |
“Tratamento técnico de jornais digitalizados”16:40h – Debate
17:00 – Sessão de encerramento
Jantar sujeito a inscrição
Entrada sujeita a inscrição (formulário de inscrição). Participe!
Formação pré-encontro:
No mesmo local, no dia 16 de novembro, irá decorrer uma formação sujeita a inscrição prévia, sobre o tema “Autoridades”
São objetivos desta ação de formação: desenvolver competências na utilização de autoridades na catalogação de forma a simplificar e uniformizar as entradas nas bases de dados bibliográficas, ou seja, desenvolver competências para criar pontos de acesso uniformes ou formas autorizadas de descrição, relativos a nomes de autores e assuntos, de forma a que os utilizadores, das bibliotecas, ao fazerem as suas pesquisas, nas bases de dados bibliográficas, recuperem só o que pretendem, reduzindo o “ruído” de informação que não é relevante.
O custo da formação será de 35,00 euros, sujeito a inscrição, que terá um número máximo de 14 inscritos. Os participantes na formação em causa terão acesso gratuito ao Encontro Regional do dia 17 de novembro de 2017.