CIMAltoMinho DGLAB

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) assinou ontem, dia 12 de novembro, com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), um acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho. Este acordo surge na sequência do trabalho em rede desenvolvido já há cerca de dois anos pelas 10 bibliotecas públicas municipais que integram o Grupo de Trabalho Intermunicipal (GTI) das Bibliotecas Municipais do Alto Minho.

O acordo de cooperação foi assinado pelo presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, e pelo diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda. Na sessão marcaram também presença presidentes das câmaras municipais do Alto Minho, dirigentes da DGLAB e bibliotecários da rede.

Para o presidente da CIM, este acordo significa a vontade de reunir esforços e de trabalhar em conjunto para o bem público. “A formalização da constituição desta Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho abre portas a novos projetos e novas oportunidades de qualificação dos serviços das bibliotecas públicas e de criação de novos instrumentos e serviços inovadores para os cidadãos”, defendeu José Maria Costa.

Este é um acordo que está a ser assinado com as comunidades intermunicipais do país e que, segundo o diretor-geral da DGLAB, pretende fortalecer a cooperação entre a DGLAB e as bibliotecas públicas municipais, ao nível do desenvolvimento de projetos comuns e formas de intervenção junto da comunidade, em áreas como a inclusão social, modernização administrativa, insucesso escolar ou formação ao longo da vida. Para Silvestre Lacerda, “através do trabalho cooperativo e em rede, as bibliotecas públicas municipais poderão ser agentes facilitadores destes serviços”, sublinhando que um dos próximos passos é “encontrar fundos de financiamento que viabilizem esses projetos comuns”.

Refira-se que o GTI das Bibliotecas Municipais do Alto Minho tem já algum trabalho desenvolvido, relacionado, sobretudo, com a partilha de informação e rentabilização de recursos no âmbito da promoção de encontros com escritores e do levantamento de necessidades formativas, a colaboração com a CIM Alto Minho na elaboração e submissão de candidaturas, encontrando-se, neste momento, a dinamizar o projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia para o Sucesso Escolar”. Este projeto intermunicipal, inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE “Alto Minho – School 4All”, financiado pelo FSE (Fundo Social Europeu) no âmbito do Norte 2020, tem como objetivo apoiar o combate ao abandono escolar através de práticas pedagógicas inovadoras que reforcem o processo de ensino-aprendizagem.

Similar Posts