bannerwebinar2019

Inscreva-se e participe!

Título do Webinar: WIKIDATA PARA BIBLIOTECAS
Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas do Ensino Superior

Data e hora: 28 de outubro de 2019, das 21h30 às 22h30.

Oradores: Catarina Reis (Social Sciences DataLab, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa) e Miguel Mimoso Correia (Teresa e Alexandre Soares dos Santos Library, Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa)

RESUMO
A criação do formato MARC (Machine Readable Cataloging Records) nos anos 60 permitiu a automatização das bibliotecas e a criação de registos passíveis de serem lidos por máquinas e partilhados com outras bibliotecas. A evolução deste formato foi tornando-se cada vez mais complexo, com um forte enriquecimento dos metadados. No entanto, essa evolução não se fez acompanhar pela adopção de novos protocolos de comunicação digital, factor que começa a criar alguns constrangimentos na interoperabilidade e disseminação do conhecimento em ambiente web. Os sistemas integrados de gestão bibliográfica, fortemente assentes neste modelo, actuam neste momento como silos de informação que impedem a partilha e a conectividade entre os recursos disponíveis na Internet.
Os Dados Ligados, permitem-nos ir além da ideia da criação de metadados com uma natureza meramente descritiva sobre os documentos representados, atribuindo-lhes um valor semântico. Isto permite criar relações entre os dados, que podem ser interpretadas tanto por humanos como por máquinas, potenciando o factor de descoberta. Por outro lado, baseia-se em standards específicos, nomeadamente o XML e o RDF (Resource Description Framework), facilitando a sua circulação em ambiente digital.
Os profissionais de informação e documentação há muito que já começaram a trabalhar neste domínio, nomeadamente pela adopção de novos modelos de representação e tratamento de informação (por ex. BibFrame, Europeana Data Model, etc.) No entanto, estamos ainda numa fase muito primária de actuação e de implementação no domínio da web semântica por parte das Bibliotecas.
Ao participar no movimento de Dados Ligados, as bibliotecas contribuem não só com informação verificada na web, aumentando assim a visibilidade das suas colecções, como podem também beneficiar dos existentes no ambiente digital para a melhoria da qualidade dos seus objectos.
Neste contexto, este webinar centra-se na apresentação do Wikidata como uma plataforma de trabalho em dados ligados a utilizar nas bibliotecas, abordando o seu funcionamento e estrutura, dando a conhecer projectos em curso e formas de representação e visualização de dados.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

  • Compreender a importância dos dados ligados no ambiente digital;
  • Compreender como estruturar os dados no Wikidata e como eles se relacionam com outros dados (linked data);
  • Identificar oportunidades de utilização do Wikidata no contexto das bibliotecas;
  • Apresentação e visualização de dados.

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?
Profissionais de Informação e Documentação e outros interessados.

Preço de associado: Gratuito
Preço de não associado: 10,00 euros
Reserve o seu lugar realizando já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o programa ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@noticia.bad.pt

Similar Posts