Construir Juntos
freepik

Em dezembro passado tomou posse a nova Direção da BAD para o triénio 2021-2023. Este triénio marca um momento de mudança para a Associação em resultado da revisão estatutária que aconteceu em 2019.

Os novos Estatutos permitem a integração de novos profissionais e o envolvimento de mais associados nos Órgãos Sociais da BAD, com representação a nível nacional, permitindo envolver de forma mais equitativa os membros dos Órgãos Sociais na vida e atividades da Associação. Por outro lado, colocam desafios adicionais na gestão organizacional, na dinâmica e funcionamento da BAD.

CONSTRUIR JUNTOS” é o mote para um triénio que queremos transformador e mobilizador.

O Plano de Ação delineado expressa diversas sensibilidades, visões e tendências emergentes na área da documentação e informação, e apresenta-se em torno de cinco eixos estratégicos:

  • a reestruturação orgânica, o alargamento do âmbito profissional – mobilizando novos profissionais – e a atualização do âmbito de atuação da Associação obrigam à revisão das áreas de atuação a nível nacional e regional;
  • o processo de renovação digital na Associação é inevitável, impondo-se a adoção de estratégias de atualização e inovação;
  • a oferta formativa direcionada para a aquisição de novas competências e estímulo profissional abarcando novas áreas e novos públicos;
  • a dimensão nacional e regional, reforçando uma rede de trabalho e proximidade de profissionais e instituições, que inclui também uma dimensão internacional, alinhando estratégias com instituições congéneres, parceiras e outras;
  • uma ação pública que afirme e potencie o lugar dos profissionais da informação na sociedade, colaborando estrategicamente na elaboração de políticas públicas na área da informação e da documentação.

Aproximarmo-nos dos Associados e dos profissionais da informação e da documentação é um dos principais objetivos desta direção. Assim, surge um novo formato da Newsletter da BAD, que tem agora a ambição de ter uma periodicidade regular mensal e apresentar-se renovada nos seus conteúdos, com várias secções que, esperamos, suscitem o interesse de todos e cumpra o propósito a que nos propomos.

A Newsletter está estruturada em 5 secções que incluem um destaque temático entregue a um convidado; informação sobre as atividades promovidas pela BAD – formação, eventos, entre outras; uma área para dar voz aos associados com uma pequena entrevista; divulgação de atividades dinamizadas pelos associados e parceiros; nota dos destaques que vão saindo na imprensa sobre a nossa área de atuação.

Estão desde já convidados a colaborar na Newsletter enviando os vossos contributos para o Vogal da Comunicação através do email vogalcomunicacao@noticia.bad.pt.

Muito perto de completar os 50 anos de atividade, que celebraremos em 2023, só conseguiremos consolidar e ter uma Associação mais forte e interventiva com a colaboração de todos, quer nos projetos e iniciativas propostos, quer na construção de novas dinâmicas e ambições.

Vamos CONSTRUIR JUNTOS?

 

Ana Alves Pereira
Presidente da BAD

Similar Posts